A posse oficial dos estudantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) que vão representar e liderar a comunidade acadêmica no biênio 2023-2024 ocorreu no Auditório Ruy Hülse, na Unesc, durante a noite desta sexta-feira-feira (1º/12). O evento marcou o início dos trabalhos das chapas vencedoras das eleições do DCE e do Centro Acadêmico de Direito (CAD).
Em um processo eleitoral marcado pelo engajamento e pela ativa participação da comunidade acadêmica, a Chapa 1 – Renova DCE Unesc foi a vencedora nas eleições, sob a liderança do estudante do curso de Medicina, Caion Alves, empossado ao lado da diretoria executiva no ato desta noite.
“Essa data representa mais um marco no movimento democrático de nossa Universidade. Há 55 anos, a força dos estudantes e da comunidade foi o alicerce para o surgimento desta Instituição, preenchendo uma lacuna de acesso à educação de excelência na região. A partir desse movimento, surgiram as Universidades Comunitárias, das quais esta grande Instituição é um exemplo consolidado nos dias de hoje”, disse a reitora Luciane Bisognin Ceretta.
Luciane enfatizou que o crescimento da Universidade também se deve à energia impulsionadora dos estudantes, consolidando-se como um valioso patrimônio não apenas em nossa região, estado e país, mas também como uma instituição internacionalizada. Destacou ainda que o progresso contínuo é resultado do engajamento dos estudantes que contribuem ativamente para o desenvolvimento da instituição.
“Essa evolução não seria alcançada sem a participação ativa do movimento estudantil, identificando e apontando os desafios que precisam ser superados, ampliando, assim, a nossa visão. É fundamental estabelecer um diálogo constante, ouvir atentamente e garantir a eles e a elas oportunidades para estarem presentes em todas as esferas, abrindo espaço para grandes lutas coletivas. Essa participação confere significado ao que representamos e nos enriquece grandemente”, concluiu a reitora.
Energia para representar a todos
O presidente eleito do DCE, que é natural de João Pessoa, na Paraíba, agradeceu a todos pelo voto e expressou sua satisfação por iniciar a trajetória de representação da comunidade acadêmica. “Gostaria de expressar minha gratidão a cada pessoa que depositou sua confiança em nós. Estamos imensamente felizes e cheios de expectativas em relação ao que podemos realizar em benefício dos acadêmicos, aproveitando todas as ferramentas à nossa disposição. O sentimento de coletividade é ainda mais significativo”, declarou.
“Permaneceremos sempre disponíveis para atender as demandas dos acadêmicos, com as portas abertas para todos”, complementou ele, encerrando o discurso com um cordel, poesia cantada, marca do povo nordestino.
“Êta meu nordeste! Terra de gente valente! Luta e garra dia a dia, sempre seguindo em frente, mostrando que o sucesso é resultado do progresso de um povo unido e inteligente”, recitou.
Ciclo concluído com sucesso
Quem deixou o comando do DCE oficialmente nesta sexta-feira foi a acadêmica do curso de Enfermagem, Gabriela Minhos, que também fez o seu discurso de despedida. “Encerro hoje um ciclo significativo em minha trajetória acadêmica e profissional, na qual tive a honra de ser a primeira presidente mulher do DCE. Nessa caminhada consegui entender os desafios de ser uma mulher na liderança. Percebi que a resiliência é uma qualidade indispensável para a manutenção do nosso espaço. Ao longo desse percurso, desenvolvi também uma profunda admiração, ainda maior, pelas mulheres que ocupam cargos de liderança”, disse.
Entre as marcas da gestão que se encerra, Gabriela fez alusão à participação no período de implementação do projeto Universidade Gratuita. “Sou imensamente grata pela oportunidade que tive aqui. A partir disso tiramos aprendizados e ajudamos a construir algo que qualifica ainda mais a educação catarinense. Levo daqui a certeza de que continuarei a defender a causa das Universidades Comunitárias”, ressaltou Gabriela.
A chapa empossada é constituída pelo presidente: Caion Alves; vice-presidente: Kauanne Tomasi; secretário: Lemuel Mafei; secretário adjunto: Mateus Cordova; tesoureiro: Leandro João; tesoureira-adjunta: Nikoly Cacciatore.
CA Direito
Durante o evento, o público acompanhou ainda a posse do Centro Acadêmico de Direito (CAD). O presidente empossado para a gestão 2023/2024, Vinícius Farias Manenti, fez menção às administrações anteriores e ressaltou a relevância do diálogo.
“Aprendi muito sobre o valor da colaboração coletiva e é isso que pretendo continuar promovendo, juntamente com o foco no bem-estar e na permanência dos estudantes. Temos uma série de projetos pela frente e nossa intenção é manter excelentes relações com todos”, declarou.
A ex-presidente do CAD da gestão 2022-2023, a acadêmica Adriana Trindade, também proferiu seu discurso de despedida. “Estamos em uma Instituição de portas abertas, o que é fundamental. Eu, que já morei em diferentes estados e estive em outras Universidades, tenho orgulho de dizer que o que temos na Unesc eu nunca vi em outro lugar. Para o CAD, desejo que continuem enfrentando esse desafio e se concentrem nas belas realizações à frente. Esta Universidade é maravilhosa”, finalizou.
A atual gestão do CAD é composta também pelo vice-presidente Eduardo Búrigo; o secretário Douglas Costa da Silva; a secretária-adjunta Lívia De Araújo Sampaio; a tesoureira Manuela Dagostin Reimberg; e a tesoureira adjunta Pamela Juliana Domingos Tomazi.
Ao final, os acadêmicos ainda participaram do Fórum Estudantil comandado pelo presidente empossado e que contou com a participação da equipe de gestão e professores.