Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Unesc recebe premiação
do Conselho Nacional de Justiça

Prêmio Justiça e Saúde 2023 foi entregue em Foz do Iguaçu/PR (Foto: Divulgação/CNJ)

A Farmácia Escola e o Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar (Pamif), tradicionais programas da Unesc, conquistaram primeiro e segundo lugar na categoria “Empresas e Sociedade Civil Organizada” no Prêmio Justiça e Saúde 2023, reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça. A entrega dos troféus foi realizada em Foz do Iguaçu/PR, no Congresso do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus), com a presença da professora do curso de Farmácia e autora do projeto, Marília Schultz, e da coordenadora das Clínicas Integradas, Carine Cardoso.

Na avaliação dos jurados, as médias obtidas pelos projetos Farmácia Escola foram 65,7 e o 55,2, ambas no eixo temático práticas voltadas às ações de fortalecimento da cidadania pela promoção da segurança jurídica, processual e institucional da sociedade nas demandas de saúde, da categoria “Empresas e Sociedade Civil Organizada”. 

“Este é um reconhecimento nacional ao excelente trabalho desempenhado pela Farmácia Escola, em parceria com a Prefeitura de Criciúma. É mais uma das muitas atividades desenvolvidas pela Unesc que contribui com o aprendizado e com a comunidade da região e mostra o quanto as Clínicas Integradas da nossa Universidade desempenham um lindo e relevante trabalho”, enfatiza a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Farmácia Escola

O serviço premiado é uma parceria entre a Unesc e a Secretaria de Saúde de Criciúma. Ele foi criado com o objetivo de qualificar a assistência farmacêutica do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência em todo o estado e no país. Neste segundo semestre o espaço passou por obras e, em setembro, teve oficializada a reinauguração, passando a contar com uma estrutura ainda mais bem equipada.

“Este prêmio visa identificar e disseminar as iniciativas no Brasil que contribuem para a redução da judicialização na saúde”, fala Marília.

Atendendo mais de 4,5 mil pacientes, a Farmácia Escola entrega número de medicamentos equivalente a R$ 822,9 mil mensalmente e, ao longo desses 14 anos de existência, já colaborou ativamente na formação de 1,2 mil acadêmicos.

Atualmente, a Farmácia Escola totaliza cinco mil processos administrativos, número que representa o triplo do atendido no início das atividades e que demonstra a importância do serviço. 

A Farmácia Escola/PMC, localizada nas Clínicas Integradas da Unesc, é um cenário de ensino-aprendizagem, onde os acadêmicos do curso de Farmácia desempenham atividades que os capacitam para compreender as vias de acesso aos medicamentos através da experiência da prática profissional no Sistema Único de Saúde (SUS)”, relata Carine.

“São prestadas orientações aos pacientes sobre a forma de acesso e os critérios preconizados para que o paciente adquira medicamentos por essa via, evitando a judicialização de medicamentos. Ainda, de forma colaborativa e integrada com a Clínica de Medicina da Unesc, a Farmácia Escola realiza ações orientativas com os prescrito”, acrescenta.

À disposição

A iniciativa prevê o fornecimento de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), que se trata de uma estratégia de acesso a medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), caracterizado pela busca da garantia da integralidade do tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial, com linhas de cuidado definidas em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas publicados pelo Ministério da Saúde.

Qualquer morador de Criciúma pode solicitar o medicamento, independentemente de classe socioeconômica. Para isso, o remédio prescrito deve fazer parte da lista de medicamentos disponibilizada pela Secretaria de Estado da Saúde.

Para receber o medicamento, o paciente deve fazer uma solicitação por meio de um processo administrativo aprovado pela Secretaria Estadual de Saúde. Para abertura desse processo, o paciente ou responsável deve comparecer na Farmácia Escola entre as 13h30min e 17h. 

Apoio

Há 18 anos em atividade, o Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar (Pamif) tem o objetivo de capacitar famílias nos aspectos emocionais relacionados à chegada de uma criança e conscientizar sobre o papel de cada membro na construção de um ambiente familiar saudável.

O programa oferece orientações práticas e contribui para o bem-estar físico das gestantes com atendimentos 100% gratuitos. “Por meio dele, viabilizamos uma oportunidade valiosa não apenas para as mães, mas também para todos os membros da família, enfatizando que as responsabilidades devem ser compartilhadas e não dedicadas apenas à mãe. A inclusão do pai e outros membros da família é uma forma de conscientização para que a mulher não se sinta sobrecarregada”, reforça a coordenadora Ariete Inês Minetto, responsável pelo projeto e pelo curso de Fisioterapia da Universidade.

Entre as atividades propostas do Pamif estão sessões de yoga; discussões em grupo; e exercícios de fisioterapia aquática, que ocorrem nas Clínicas Integradas da Unesc, proporcionando uma infraestrutura adequada para esses encontros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *