A Unesc participou nesta semana do 5º Congresso Ibero-Americano de Responsabilidade Social (Criars), evento virtual que debateu o tema “Sustentabilidade e Território”
Além da Unesc, que participou por meio do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGDS), também fizeram parte do congresso, o Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações (Socius), do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (Iseg/ULisboa) e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (Iscal).
“A escolha do tema contemplou os múltiplos desafios envolvidos na sociedade contemporânea: seja em relação à promoção do desenvolvimento sustentável, da inclusão social, dos direitos humanos fundamentais, à equidade de gênero, trabalho decente, governança, entre outros”, relata o coordenador do PPGDS e um dos organizadores do congresso, Dimas de Oliveira Estevam.
Nos três dias de evento, foram apresentados mais de 80 trabalhos, divididos em seis sessões, contando com 16 mesas de apresentação de trabalhos, além de duas conferências, uma de abertura e outra de encerramento. “O Criars faz parte do processo de internacionalização do PPGDS. Com a participação de pesquisadores do Brasil, Portugal e Espanha”, cita.
A palestra de encerramento foi ministrada pela professora da Universitat Jaume I, da Espanha, Juana María Rivera-Lirio, que tratou do tema “Gestão sustentável da cadeia de suprimentos e medição de impactos para a tomada de decisão”.
“O Criars é um evento relevante no processo de internacionalização da Unesc ao proporcionar o desenvolvimento de inúmeras atividades e parcerias entre pesquisadores. Para o PPGDS tem sido importante como meio de articulação entre as instituições de ensino superior, principalmente de Portugal”, pontua.