A tarde dessa quarta-feira (22/11) marcou a abertura oficial do 5º Congresso Ibero-Americano de Responsabilidade Social (CRIARS), evento que reúne instituições representantes de instituições de ensino e pesquisa do Brasil, de Portugal e da Espanha, entre elas, a Unesc, que também é uma das organizadoras do evento. O Congresso, realizado de forma virtual, contou com a participação de renomados palestrantes.
Sob o tema “Sustentabilidade e Território”, o evento tem por objetivo aprofundar discussões sobre os desafios contemporâneos que envolvem o desenvolvimento sustentável, inclusão social, direitos humanos, equidade de gênero, entre outros temas pertinentes à sociedade atual.
Para a professora do Instituto Superior de Economia e Gestão – Universidade Lisboa, Maria João Santos, a cerimônia de abertura representou um momento significativo de compartilhamento e troca de experiências voltadas para o desenvolvimento e impacto social.
“Vale ressaltar que o primeiro evento foi realizado em 2010, com o propósito de promover a produção e disseminação de conhecimento científico. Este momento atual é de suma importância, especialmente considerando o contexto global em constante mudança, um cenário que muitos de nós não poderiam ter previsto ou antecipado”, destacou.
Durante a cerimônia de abertura, a pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, enfatizou o compromisso da Universidade em protagonizar reflexões e fomentar mudanças que impactem positivamente a qualidade de vida das pessoas.
“Como instituição de ensino, temos o papel não apenas de protagonizar reflexões, mas também de fomentar mudanças que possam trazer clareza àqueles que têm a capacidade de idealizar políticas públicas que melhorem a qualidade de vida das pessoas. Este congresso reforça o nosso compromisso de transformar a vida daqueles que passam por nossas instituições”, disse.
“Nossa responsabilidade é grande, pois acreditamos que o conhecimento é libertador. Este seminário proporcionará discussões sobre temas de extrema importância. Nossa Instituição está sempre à disposição. Trabalhamos em prol do desenvolvimento regional, com uma visão ampla que abrange toda a região, reconhecendo que as diferenças nos enriquecem, tendo como ponto de convergência a educação. Acreditamos que ocupamos um lugar de compromisso na transformação de vidas”, complementou Gisele.
O presidente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (Iscal), Pedro Pinheiro, expressou a relevância dos temas abordados e a oportunidade de compartilhamento de conhecimento.
“Este congresso é de suma importância e é gratificante colaborar com iniciativas tão significativas. Os temas abordados são extremamente pertinentes e merecem ser discutidos amplamente. É um momento valioso para compartilhar conhecimento e contribuir para a expansão do saber”, disse.
O vice-presidente do Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações (SOCIUS) do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG/ULisboa), professor Daniel Seabra Lopes, também fez uma fala de abertura abordando a importância do mesmo.
Palestra
No evento de abertura, o professor Juan Benavides Delgado, da Universidad Complutense de Madrid, apresentou ao público uma palestra sobre os rumos das marcas e empresas nos novos contextos corporativos, explorando desafios e oportunidades emergentes.
Ele conduziu uma análise profunda sobre os rumos das marcas e empresas nos novos contextos corporativos, sociais e comunicativos. Com a palestra intitulada “Hacia Donde Va La Marca Y La Empresa Em Los Nuevos Contextos Corporativos, Sociales Y Comunicativos? – Uma Visión Holística De Los Problemas”.
Benavides ofereceu uma visão holística e abrangente, explorando os desafios e oportunidades emergentes para as marcas e empresas em cenários contemporâneos.
O evento, que ocorre até sexta-feira (24/11), é organizado pelo Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações (SOCIUS) do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG/ULisboa); pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL); pelos Programas de Pós Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) e em Direito (PPGD) da Unesc. O coordenador do PPGDS e também um dos coordenadores do evento, professor Dimas de Oliveira Estevam, também marcou presença no Congresso.