A comunidade do Bairro Próspera e região está convidada para participar da 4ª edição do projeto de Vivências e Experiências Comunitárias (ViverCom) da Unesc. O evento, que contou com a participação de mais de duas mil pessoas ao longo das últimas edições, ocorrerá neste sábado (25/11), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro, em Criciúma, das 14h às 18h.
A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, destaca a satisfação em ver a comunidade aproveitando os serviços oferecidos pelo ViverCom. “Somos uma Universidade Comunitária que está verdadeiramente integrada à comunidade de forma duradoura. Ver as pessoas usufruindo dos serviços disponíveis traz grande significado para nós”, destaca.
Com uma ampla variedade de mais de 30 serviços gratuitos à disposição, a ação engloba atividades que vão desde tipagem sanguínea e auriculoterapia até orientações sobre alimentação saudável, conselhos sobre o uso de plantas medicinais, distribuição de sementes e atividades lúdicas.
Além disso, são oferecidas oficinas de saúde para homens e mulheres, workshops de estamparia artesanal, brincadeiras, contação de histórias, distribuição de livros e orientação profissional, enriquecendo ainda mais a experiência do evento.
A diretora de Extensão, Fernanda Sônego, expressa sua alegria ao observar o interesse de adultos e crianças em participar ativamente do evento proposto pela Universidade. “Mobilizamos diversos cursos, projetos, professores e acadêmicos para compartilhar um pouco do que a nossa Unesc tem de melhor com a comunidade. É gratificante ver as pessoas reconhecendo e aproveitando o evento”, enfatiza, reforçando o convite para que a comunidade aproveite a edição deste sábado.
Para uma das coordenadoras do projeto, Tatiane Macarini, esta iniciativa de Extensão marca um importante elo entre a Universidade e a comunidade local. “O evento é uma fonte de alegria e enriquecimento. Os participantes têm a oportunidade de adquirir informações valiosas para levar consigo. Estamos extremamente satisfeitos com a presença e participação das comunidades”, compartilha.
Até o momento, o ViverCom já passou pelos bairros Santa Augusta, Renascer e Metropol, fortalecendo o elo entre a Universidade e a comunidade local.