Gestores da Unesc receberam uma comitiva da cidade de Longarone, na Itália, na tarde desta sexta-feira (27/10). O prefeito italiano, Roberto Padrin, e o prefeito de Urussanga, Gustavo Cancelier, visitaram a Universidade com o objetivo de fortalecer laços de colaboração.
De acordo com o presidente da Associação Amigos de Longarone, Luiz Antônio Fabro, as conexões de amizade e cultura entre Urussanga e Longarone são sólidas. No entanto, ele ressaltou a importância de fortalecer os laços de desenvolvimento, já que ambas as cidades têm muito a oferecer. “Essa visita técnica à Unesc teve como objetivo avançar nesse propósito”, disse ele.
O prefeito italiano mencionou a possibilidade de intercâmbio e a troca de experiências entre a Universidade e a cidade italiana, ressaltando o potencial dessa troca. A pró-reitora de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc Gisele Coelho Lopes, destacou a contribuição da Universidade e enfatizou a importância de viver essa experiência e contribuir com a ciência em colaboração com essas duas cidades irmãs.
No ano anterior, a Universidade participou do Fórum Gemellaggio do Amanhã. Na ocasião, um relatório impresso, contendo informações socioeconômicas de ambas as cidades, foi oficialmente entregue à Universidade. O encontro também incluiu discussões sobre possíveis parcerias futuras entre a Unesc e a cidade de Urussanga, com destaque para a implantação da Escola de Gastronomia, Enologia e Hotelaria.
Também participaram do encontro os pró-reitores de Ensino e de Administração e Finanças, Graziela Amboni e José Otávio Feltrin, respectivamente, reforçando o compromisso da Unesc com a busca de novas oportunidades de desenvolvimento e colaboração.