Na manhã desta terça-feira (24/10), a Unesc realizou um evento significativo e que faz parte da programação da campanha “Outubro Rosa – Novembro Azul: Cores diferentes, uma única missão. A Unesc apoia as iniciativas por uma vida mais saudável”. O encontro teve como foco a reflexão acerca da saúde mental de pacientes diagnosticados com câncer, trazendo uma abordagem especializada pela psicóloga Fernanda Fernandes.
Na sala 01 do Bloco O da Universidade, estudantes e profissionais se reuniram para explorar a temática da saúde emocional e psicológica no contexto do câncer. O coordenador do programa Acolher, Zolnei Vargas de Córdova, enfatizou a importância deste evento como uma valiosa oportunidade para ampliar a compreensão sobre o diagnóstico precoce.
“É um momento de reflexão sobre nossas vidas, o propósito de nossa existência e a consciência da importância de cuidar da nossa saúde”, observou. Uma das ênfases da discussão foi a importância de reconhecer o câncer de mama como um diagnóstico que afeta não apenas as mulheres, mas também os homens, com um homem em cada 100 casos.
“Este ponto de vista ressalta a necessidade de sensibilização e autocuidado em ambos os gêneros, com ênfase em realizar o autoexame, procurar aconselhamento médico e integrar a avaliação das mamas nos exames de rotina”, complementou Córdova.
A psicóloga Fernanda Fernandes destacou a relevância do diagnóstico precoce do câncer e enfatizou a necessidade de todos estarem atentos a quaisquer mudanças em seus corpos, especialmente nas mamas. Ela encorajou a busca por orientação médica e a inclusão da avaliação das mamas nos exames de rotina, dada a crescente incidência do câncer a cada ano.
“É crucial que todos estejamos conscientes de que essa doença pode afetar a nós mesmos ou a pessoas próximas a nós. Quanto mais recursos tivermos à nossa disposição para a detecção precoce, melhor será o tratamento, aumentando as chances de cura e fortalecendo nossa capacidade de enfrentar os desafios que possam surgir”, disse Fernanda.
A acadêmica do curso de Psicologia, Eloísa Paganini, também participou do encontro e ressaltou a importância do momento como uma oportunidade de aprendizado. “Esse debate precisa permanecer em destaque e ser uma constante discussão”, comentou.
A acadêmica também do curso de Psicologia, Lívia Rodrigues, compartilhou o ponto de vista sobre a relevância da roda de conversa, destacando que Fernanda abordou questões fundamentais relacionadas ao acesso, tratamento, prevenção e enfrentamento do câncer. “Esses encontros são fundamentais para maior compreensão da doença”, enfatizou. No encerramento do evento, a psicóloga presenteou o grupo com algumas canções que ela mesma interpretou, acompanhada do violão.
Programação
Ainda nesta terça-feira, psicólogos, acadêmicos e voluntários estão, ao longo de todo o dia, estrategicamente posicionados no Hall do Bloco Administrativo, nos espaços XXI A e B e no Bloco R, para oferecer acolhimento, diálogo e orientações a todos que desejarem, reforçando o compromisso da Universidade com a saúde.
A programação da campanha na Unesc é organizada por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias; do programa Acolher; do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH); do Programa de Residência Multiprofissional, da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); das Clínicas Integradas; do curso de Psicologia; do Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação; do curso de Farmácia; do Centro Multiprofissional em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cempics); e da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas.