O Complexo Esportivo da Unesc recebeu neste final de semana (21 e 22/10) o “Desafio 24 horas de Natação”. O evento, que está na 11ª edição, reuniu cerca de 70 participantes, entre 17 e 69 anos de idade, divididos em cinco equipes e duas categorias: Elite e Saúde. Promovido pelo Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados (GPEAA) e pelos cursos de Educação Física e Psicologia da Universidade, o Desafio se tornou uma grande confraternização para os amantes do esporte aquático.
“O Desafio é um evento para todos. Tivemos acadêmicos de vários cursos, bolsistas de Extensão e Pesquisa, além da população em geral da região. Desde idosos, adultos, adolescentes, até pessoas com mobilidade reduzida. Estamos muito felizes pelo sucesso e temos que agradecer à Unesc que nunca mediu esforços para nos apoiar”, enfatizou o professor e coordenador do evento, Luciano Accordi.
Durante o evento, iniciado na manhã de sábado (21/10) e finalizado neste domingo (22/10), os participantes de cada equipe se revezaram na competição de 24 horas ininterruptas. A cada hora um participante dava lugar a outro, gerando pontuação de desempenho individual e por equipe.
“Eu acho muito bacana, é um evento que promove o esporte porque há poucas piscinas com esta estrutura na região, então é muito gratificante”, declarou o competidor Rafael Nagel, que participou pela segunda vez do evento.
Já Leonor Wernicke, de 68 anos, expressou a gratidão ao Desafio. “É um evento maravilhoso, um evento para espíritos jovens, para pessoas que querem vencer desafios, os seus próprios, do seu corpo, da sua mente, que é o que a piscina, a natação faz”.
Para garantir a segurança dos nadadores, a equipe da Unesc preparou suporte especial. De acordo com o coordenador, a Universidade disponibilizou ambulância durante as 24 horas do evento, além de guarda-vidas para garantir o bem-estar dos participantes. “É importante salientar que durante todas as edições os participantes que começaram o desafio, concluíram com êxito, fazendo do evento um grande sucesso”, complementou.
Confira a classificação das equipes:
Categoria Elite (Masculino)
1º lugar – Gustavo Becher – Guarda-vidas (7300m)
2º lugar – Luciano Acordi – GPEAA/Nadolu (7100m)
3º Santiago de Bem- Individuais/Acquamix/Mampituba (6900m)
4º Luiz Augusto Rodrigues – Unesc (6750m)
5º Gabriel Domingos – Acquamix/Mampituba (6500m)
Categoria Elite (Feminino)
1º Janara Marques – Guarda-vidas (6550m)
2º Jéssica Telli – Unesc (6125m)
Categoria Saúde (Masculino)
1º Ramirez Zomer – Acquamara/Nadolu (5850m)
2º Maicon Egewarth – Guarda-vidas (5775m)
3º Gabriel Cancellier – Acquamix/Nadolu (5750m)
4º Bernardo Nogueira – Guarda-vidas (5725m)
5º Diego Nicoski – Unesc (5700m)
Categoria Saúde (Feminino)
1º Juliana Lora – Unesc (4775m)
2º Laissa Gabrieli – Acquamix (4225m)
3º Tatiana Mattei – Acquamara/Nadolu (3800m)
4º Juliana Cidade – Acquamara/Nadolu (3425m)
5º Priscila de Stefani – Unesc (2625m)