O 1º Fórum Regional de Turismo, promovido pela Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), reuniu participantes de diversos segmentos para fortalecer os laços entre os 15 municípios da região. O encontro, que encerrou nessa quarta-feira (18/10), foi conduzido pela Coordenação de Turismo e pelo Colegiado de Turismo na cidade de Praia Grande, e ocorreu no auditório da Cooperativa de Eletricidade de Praia Grande (Ceprag).
A iniciativa contou com uma programação diversificada que teve início com a participação do Secretário do Turismo de Santa Catarina, de deputados catarinenses, autoridades e empresários do setor. Durante o evento, foram realizadas palestras abordando temas fundamentais para o desenvolvimento do turismo e aprofundamento do conhecimento sobre o assunto.
Além disso, debates entre agentes públicos e empresários aconteceram, focalizando estratégias para fortalecer e promover o turismo na região, assim como questões relacionadas ao empreendedorismo, sustentabilidade e preservação no setor.
O coordenador do curso de Gestão de Turismo da Unesc, professor Lucas Firmino, marcou presença na abertura do evento e enfatizou a importância dessa iniciativa tanto para o setor do turismo quanto para a região em si.
“As atividades do setor de Turismo ocupam papel de destaque na economia de Santa Catarina, e a região do Extremo Sul Catarinense está cada vez mais se consolidando neste setor. O Fórum é uma iniciativa que ajuda a impulsionar o potencial turístico da região e destaca a importância do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul”, comentou.
Esta edição do Fórum se concentrou em fomentar a região do Caminho dos Canyons, que se destaca como um importante destino turístico, especialmente para atividades de ecoturismo e exploração de aspectos históricos. “O evento está alinhado com o compromisso de impulsionar cada vez mais o potencial turístico de Santa Catarina tanto a nível nacional quanto internacional”, finalizou o professor.