A terça-feira (26/09) chuvosa em todo o Sul catarinense foi o dia que entrou para a história da Unesc e, mais especificamente, da Unidade Araranguá. Isso porque nesta data a Universidade iniciou a primeira turma do projeto Escola de Lideranças Comunitárias em Araranguá.
O projeto contará com encontros quinzenais até dezembro com objetivo de qualificar líderes comunitários sobre assuntos da comunidade.
Com o auditório da Unidade cheio de líderes comunitários interessados em aprender e qualificar ainda mais o trabalho junto a seus pares, a Escola iniciou abordando um dos mais importantes assuntos da atualidade: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A pauta foi abordada pelo professor e assessor da Diretoria de Extensão, Abel Corrêa de Souza.
Reunir um público qualificado mesmo em um dia marcado pelas chuvas, para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Universidade, Gisele Coelho Lopes, demonstra a importância do projeto implementado agora também na Unidade Araranguá.
“Queremos, ao ofertar aqui esse projeto, formar lideranças ainda mais apropriadas, atualizadas, protagonistas e capazes de identificar oportunidades para atuar com excelência como mediadoras entre poder público e comunidade. O conhecimento compartilhado faz com que cada liderança possa identificar possibilidades de tornar o ambiente comunitário cada vez melhor através de ações colaborativas. Isso é fundamental para o desenvolvimento de qualquer sociedade”, acrescentou.
O presidente da União das Associações de Moradores Araranguá (Uama), Roberto Rebello, agradeceu a Unesc por mais uma vez colocar à disposição da comunidade o conhecimento de forma gratuita. “Me sinto muito gratificado por acompanhar de perto essas ações e ver o empenho da Universidade em proporcionar conhecimento. Tenho certeza que essa parceria se fortalece a cada dia e irá vingar por muitos anos”, destacou.
Para o gestor da Unidade, Dorvanil Vieira, a parceria com a Uama tem sido um grande diferencial na mobilização dos líderes comunitários para que estejam cada vez mais próximos da Unesc Araranguá. “Ao trazer uma Unidade para cá, a Universidade quer contribuir verdadeiramente com o desenvolvimento cada vez mais sustentável da região. De diferentes maneiras, temos contribuído para esse cenário e nos sentimos honrados pelo aceite dos convites que a Unesc faz. Mais uma vez fomos agraciados com a confiança e o investimento de tempo em nome daquilo que temos a oferecer”, pontuou.
A diretora da Unidade, Izabel Regina de Souza, agradeceu ainda o apoio de toda a imprensa para mobilizar a comunidade. “Os espaços que recebemos para divulgar nossos projetos são também fundamentais para que os cidadãos conheçam os projetos e possam acessá-los. Temos parcerias muito importantes que contribuem sobremaneira com nossa missão comunitária”, acrescenta Izabel.
O próximo encontro está agendado para o dia 3 de outubro, quando iniciará o primeiro módulo, sobre Políticas públicas sociais e participação popular.
As inscrições para a Escola de Lideranças seguem abertas e podem ser feitas pelo contato (48) 3444-3900.