Os acadêmicos dos cursos de Artes Visuais e Teatro receberam, na noite dessa segunda-feira (18/09), a sede do Centro Acadêmico (CA) totalmente repaginada e moderna. A estrutura está localizada próximo ao bloco G, com direito a fachada grafitada pelo artista araranguaense, Alex Barbudo. Já no interior do espaço a arte predominante é da artista plástica e estudante do curso de Artes Visuais, Hilda Maziero.
A reitora Luciane Bisognin Ceretta, acompanhada dos prós-reitores de Ensino e Administração e Finanças, Graziela Amboni e José Otávio Feltrin, respectivamente, fez questão de prestigiar a reinauguração do CA. “Nada se faz sozinho, tudo é feito com a colaboração de muitas pessoas. Mas quero dizer que as coisas acontecem quando elas têm liderança e o CA teve uma liderança inspiradora que me encantou desde o primeiro momento, quando a Júlia chegou com as demandas muito justificadas, muito bem apresentadas e sensibilizando todos”, pontuou.
A reitora afirmou ainda que os estudantes dos cursos precisam de um bom lugar para aflorar a criatividade. “O mundo precisa de vocês, artistas, bem pagos e valorizados e não precarizados e isso, se inicia dentro dentro da Universidade, no processo formativo. Uma das coisas que eu mais tenho prazer na Unesc é saber que, em diferentes lugares do campus, se expressa a arte. Apoiar a reconfiguração do Centro Acadêmico é mais do que a nossa obrigação, já que queremos os melhores espaços para os nossos estudantes. Parabéns a todos que contribuíram com essa conquista”, finalizou.
A coordenadora do curso de Artes Visuais, Daniele Cristina Zacarão Pereira, manifestou aos presentes o carinho pelo CA. “A minha participação neste espaço foi uma passagem que transformou a minha vida, que me inseriu no movimento cultural da cidade. Aproveitem este lugar que é muito rico para o crescimento de todos”, comentou.
“É muito importante saber que o CA, hoje, será compartilhado pelos estudantes de Artes Visuais e de Teatro. É uma integração saudável e é muito gostoso dizer que será um espaço para todos, em uma relação democrática”, afirmou a coordenadora adjunta Aurélia Regina de Souza Honorato.
Os estudantes também aprovaram o novo espaço. “Espero que vocês gostem, que vocês sintam em casa, gosto de dizer que o CA não é só para tomar cafezinho, mas um local para interação dos alunos e receber estudantes de outros cursos. Aqui será um lugar para nos conhecermos, conversarmos e descansarmos a mente. Essa nova casa, totalmente remodelada, teve uma ajuda imensa da nossa querida reitora Lu, que nos recebeu, ouviu nossos anseios e atendeu as demandas”, enalteceu a presidente do CA, Júlia da Rosa Nascimento.
A presidente ainda agradeceu aos profissionais do Departamento de Projetos e Infraestrutura (DPI), à gerente do campus, professora Valdemira Dagostim, e a todos os demais envolvidos na construção e realização da obra.