Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Acafe

Com participação da reitora da Unesc,
painel debate o programa Universidade Gratuita
no Compol Sul

“Universidades e Governo de Santa Catarina” foi o tema abordado na tarde desta quinta-feira (14/09) (Fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc)

Com a participação da reitora da Unesc e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Bisognin Ceretta, o programa Universidade Gratuita, do Governo do Estado, foi tema de painel durante o Compol Sul 2023. Ao abordar o assunto, os participantes detalharam desde a concepção do projeto, passando pelas tratativas entre Estado e universidades até aprovação e expectativas.

A reitora enfatizou o impacto social e econômico que o programa deverá proporcionar a partir de agora. “Temos um estado pujante com diferentes indicadores que se sobressaem no cenário nacional. Possuímos 1% do território brasileiro, mas com excelentes indicadores, tanto de desenvolvimento humano quanto econômicos, no entanto são somente 26% dos jovens entre 18 e 24 anos de idade estão no Ensino Superior”, citou.

“Ao longo do tempo isso terá um grande impacto para a continuidade da pujança de Santa Catarina, por isso são necessárias estratégias que fomentem a colocação destes estudantes no Ensino Superior, o que permite ao sujeito desenvolver um pensamento crítico complexo. Utilizando esta lógica, da educação como estratégia de produtor de felicidade para as pessoas e de transformação social, é que a Universidade Gratuita surge como um projeto de portador de futuro”, acrescenta.

A importância da comunicação

O Compol Sul, que aconteceu na Acic entre essa quarta e quinta-feira (13 e 14/09), é um evento voltado para a área de marketing político e comunicação no setor público. Luciane, inclusive, salientou que a relação com a imprensa, que já era grande, se intensificou durante o processo de elaboração do projeto, visando levar as informações corretas à população.

“A relação com a mídia foi fundamental para conversarmos inúmeras vezes com o público, um processo que oportunizou grande aprendizado para ambos os lados, porque até então falávamos de recortes do nosso cotidiano e, a partir da Universidade Gratuita, passamos a tratar de outros assuntos muito mais ampliados e como desenvolver este tipo de informação. Passamos a olhar para os profissionais da comunicação com um respeito ainda maior do que aquele que já tínhamos”, cita.

Além de Luciane, o painel teve a participação dos reitores da Unibave, Guilherme Valente de Souza e da UniSatc, Carlos Antônio Ferreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *