Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Saúde

CER Unesc planeja ampliação de atendimentos para 2022

Pró-reitora Gisele Coelho Lopes conversa com a equipe do CER / Fotos: Divulgação

Por mês, pelo menos 450 pessoas que passam pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER) da Unesc submetem-se a milhares de atendimentos. Para dar conta dessa vazão, com grande repercussão na saúde regional, a estrutura precisa estar alinhada a um planejamento sólido e com visão de futuro. Foi com essa meta que os colaboradores do CER reuniram-se nesta terça-feira (14/12).

“Afinal, com planejamento sabemos que tudo funciona melhor”, aponta a professora Mágada Tessmann, coordenadora do serviço. “Recebemos em torno de 450 pessoas mensalmente, mas como a maioria recebe mais de um atendimento e passa por inúmeros profissionais, são milhares de intervenções mensais em benefício da saúde da nossa população”, observa.

Professoras Mágada e Gisele

Mesmo consolidado, o CER almeja novidades, conforme o planejamento exposto aos 24 colaboradores que reuniram-se para um balanço de 2021 e o debate daquilo que pode ser incrementado no novo ano. Entre os pontos abordados, a reedição da Escola de Gestores, a educação permanente em saúde e a revisão dos fluxos do CER, bem como orientações à comunidade externa e interna relativa aos serviços prestados e a interlocução na rede de deficiências.

“No ano passado, planejamos a Escola de Gestores, que havia começado em 2019, onde com os gestores dos municípios, secretários de educação e saúde além de instituições como Apaes e AMA, fazemos orientação do fluxo. As crianças com suspeita de autismo, por exemplo, como encaminhar, os pacientes vítimas de AVC recuperados, que precisam de atenção, também como fazer chegar no CER. Explicamos tudo isso”, refere.

A meta é, então, resgatar a Escola de Gestores para proporcionar a segunda edição em 2022. “Mudaram muitos secretários nesse meio tempo, e muitos coordenadores também. Nesse período de pandemia, em que suspendemos a escola, realizamos workshops com temáticas importantes mediadas por tecnologia. O objetivo é resgatar a Escola de Gestores com cursos presenciais”, detalha Mágada.

Outra ideia é a oferta de educação permanente para os colaboradores da Unesc sobre as atividades do CER. “Que eles também possam, ao mesmo tempo em que repassam orientações para o público externo, ter orientações das respectivas áreas”, comenta a professora.

Mais um projeto a ser reeditado é a elaboração de um e-book com as atividades do CER. “Fizemos esse ano, com as experiências do CER, vamos pensar em um novo e-book em 2022 com as temáticas relacionadas, porém não apenas com experiências, mas também estudos e pesquisas que possam ser desenvolvidos”, sugere.

Mensagem da reitoria

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, participou do encontro. “Foi muito positivo esse aval da reitoria ao trabalho do CER. Já que a reitora Luciane Ceretta esteve impossibilitada, pois cumpria agenda em Florianópolis, a professora Gisele esteve conosco e frisou a importância do CER para uma Universidade comunitária do nosso porte. Ela destacou, também, a importância de a equipe vestir a camisa e buscar um novo fôlego para o novo ano. Nossa equipe ficou muito contente com a visita e a mensagem da pró-reitora”, enfatiza a coordenadora.

O CER é composto, atualmente, por 24 profissionais entre assistente social, enfermeiro, fisioterapeuta, farmacêutico, médico, psicólogo, cirurgião-dentista, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *