Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Observatório de Práticas Integrativas em Saúde a caminho da Unesc

Encontro apresentou detalhes da proposta para a Unesc / Fotos: Décio Batista / AgeCom

A Unesc poderá ser, em breve, sede de um núcleo regional avançado do Observatório Catarinense de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Oc-PICS), vinculado à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc / Oeste) em parceria com a Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS) e a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

Nesta quinta-feira (2/12), o coordenador do Observatório, Elvis Roberto Giacomim, esteve na Unesc para apresentar à equipe do curso de Farmácia a proposta e suas aplicações dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). No encontro, Giacomim expôs as práticas integrativas e complementares (PICS) que já foram aprovadas pelo Ministério da Saúde como alternativas para tratamento da população.

“Essas PICS fazem parte da nossa história humana, ela resgata um conjunto de saberes e técnicas que são menos invasivas, mais naturais, sem desprezar o conhecimento convencional. Para mim é uma honra estar aqui, com as professoras da Unesc que têm feito uma luta constante e de longo tempo, defendendo esse tipo de atuação, tipo de saúde e de integralidade do ser humano”, explicou.

Para a coordenadora adjunta do curso de Farmácia, Silvia Dal Bó, o curso vem há muito tempo mantendo esta conversa sobre a criação do núcleo do Observatório na Universidade. “Estamos hoje na parte burocrática, juntando documentos e trabalhando na implementação dos serviços de práticas integrativas aqui dentro da Unesc em parceria com a Prefeitura de Criciúma. Estaremos em breve auxiliando a Secretaria Municipal de Saúde no treinamento e nas atividades e ações que a prefeitura está incorporando”, comentou Sílvia.

Ela informou, ainda, que outros cursos também estão trabalhando na ideia de integrar as atividades dentro das PICS. “O objetivo é potencializar ainda mais esses serviços e sensibilizar gestores públicos de outros municípios para aderirem também às PICS dentro das suas atividades da saúde básica”, relatou.

Estiveram presentes no encontro as professoras do curso de Farmácia da Unesc, Flávia Rigo, Vanilde Citadin Zannette, Angela Rossato, Patrícia Aguiar Amaral e Silvia Dal Bó. Participaram, também, a presidente da Associação Catarinense de Plantas Medicinais (ACPM), Kátia Mara Batista, Karen Berenice Denez (Rede PICS Brasil e ACPM) e José Paulo Serafim, representando a OC-PICS.

Como nasceu o Observatório

O Observatório Catarinense de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Oc-PICS), nasceu dentro de um projeto de agroecologia, escrito por várias mãos e hoje está institucionalizado na UFFS em Chapecó, em parceria com a Udesc.

O Observatório tem como meta transpor a barreira do público e oportunizar que as Universidades Comunitárias e as instituições de ensino possam disseminar as Pics para a população, como políticas de promoção à saúde.

O que são as PICS

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população. Os atendimentos começam na Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS.

Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas.

As Práticas Integrativas e Complementares não substituem o tratamento tradicional. Elas são um adicional, um complemento no tratamento e indicadas por profissionais específicos conforme as necessidades de cada caso.

Abaixo estão listadas as 29 Práticas Integrativas e Complementares oferecidas, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Apiterapia
Aromaterapia
Arteterapia
Ayurveda
Biodança
Bioenergética
Constelação familiar
Cromoterapia
Dança circular
Geoterapia
Hipnoterapia
Homeopatia
Imposição de mãos
Medicina antroposófica (antroposofia aplicada à saúde)
Medicina Tradicional Chinesa (acupuntura)
Meditação
Musicoterapia
Naturopatia
Osteopatia
Ozonioterapia
Plantas medicinais (fitoterapia)
Quiropraxia
Reflexoterapia
Reiki
Shantala
Terapia Comunitária Integrativa
Terapia de florais
Termalismo social (crenoterapia)
Yoga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *