Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Saúde

Unesc inicia atendimentos de saúde a atletas do Criciúma Esporte Clube

Parceria entre as duas instituições garante serviços aos mais de 100 integrantes da categoria de base (Fotos: Leonardo Ferreira)

A Unesc recebeu, na manhã desta sexta-feira (19/3), o primeiro grupo de atletas do Criciúma Esporte Clube para o desenvolvimento de cuidados com a saúde e o bem-estar. Os nove jogadores da categoria sub-20 foram atendidos no Serviço de Odontologia da Instituição, inserido no convênio assinado entre a Universidade e o time em fevereiro. O atendimento não se resumirá em uma consulta única, retornos e até tratamentos serão conduzidos neste e em outros serviços prestados pela Universidade aos mais de 100 integrantes da categoria de base.

A vinda de um pequeno grupo tem o objetivo de garantir a segurança dos professores, alunos e dos próprios pacientes em meio à pandemia. Na próxima semana, novos integrantes da base já têm horários marcados no serviço. “É um momento histórico desta parceria, que inicia com o curso de Odontologia e ao longo das semanas terá sequência com o envolvimento da Educação Física, Farmácia, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina e outras atividades com o curso de Direito e de Ciências da Computação. É um suporte necessário para a formação de atletas”, evidenciou o coordenador do curso de Educação Física e responsável pela parceria com o Clube, Joni Marcio Farias.

Para o Criciúma, conforme o supervisor das categorias de base, Gustavo Teixeira, os benefícios poderão ser percebidos no dia a dia de cada atleta, com o bem-estar físico e mental dos jovens. “Agora com a parceria da Unesc vamos trabalhar com prevenção e o acompanhamento semestral. A orientação e um olhar com constância tem um importante valor, auxiliando a prevenir problemas maiores e até lesões”, destacou.

No momento, apenas jogadores da categoria sub-20 e um pequeno grupo do sub-17 estão desenvolvendo atividades. O atendimento aos outros atletas da base será realizado conforme o retorno parcial dos trabalhos.

 

 

 

 Educação aliada ao esporte

Enquanto os atletas do Criciúma recebem atendimentos de qualidade, os estudantes da Unesc desenvolvem habilidades e competências para o crescimento profissional. Nesta oportunidade, 26 alunos da 8ª fase foram envolvidos em diferentes funções, que mudarão na próxima consulta.

 

O serviço ao Criciúma é oferecido dentro da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I em Odontologia em Saúde Coletiva. Dentro do conteúdo programado está inserida a Odontologia do Esporte, qualificando ainda mais o atendimento prático, sempre acompanhado por professores e monitores. “Hoje os estudantes conheceram o atleta, identificando suas necessidades e, fazendo um resgate de seu histórico médico, compreenderam assim sua condição de saúde bucal”, explicou o professor Diego Anselmo Pires.

 

A partir destas conclusões, os futuros dentistas já traçaram um planejamento para a qualificação da saúde bucal de cada jogador de futebol atendido.

 

 


Saiba mais sobre a parceria

O Criciúma e a Unesc oficializaram em fevereiro a parceria que une duas das mais importantes marcas do Sul de Santa Catarina. O trabalho em conjunto vem sendo amplo para os dois lados: a Universidade colocou à disposição do Clube 26 bolsas de estudos, além de toda sua expertise na área da saúde. O clube conta ainda com os laboratórios de especialidades, profissionais capacitados no esporte e formação pessoal e profissional para os jovens das categorias de base.

Em contrapartida, os alunos da universidade terão uma oportunidade de estágio e a Universidade terá o orgulho de sua marca na camisa do tigre. A parceria vai além de estampar a marca da instituição na camisa tricolor. O acordo entre as Instituições também disponibiliza, no Centro de Treinamento, um profissional de Assistência Social e um de Psicologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *