Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Saúde

Unesc oferece atendimento de saúde gratuito para trabalhadores de Criciúma e região

Nupac atua especialmente para o atendimento de Dort (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) (Foto: Arquivo)

A Unesc tem um espaço reservado para cuidados com a saúde dos trabalhadores. O Nupac-ST (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador) presta atendimento para profissionais de todas as categorias, com o objetivo de colaborar para restabelecimento da condição plena de saúde, tanto física quanto psicológica. O Núcleo atende gratuitamente e, ao ingressar no serviço, o trabalhador é direcionado para uma atenção integral à sua condição de saúde, sendo encaminhado para a especialidade que mais necessita.

O coordenador do Núcleo, Willians Longen, explica que o Nupac atua especialmente para o atendimento de Dort (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), o que envolve problemas nos membros superiores (ombro, braço, cotovelo, antebraço e mão), na coluna vertebral (cervical, dorsal e lombar) e nos membros inferiores (neste caso se existe relação bem marcada com o trabalho que o indivíduo desenvolve ou desenvolvia). “O Núcleo atende também pessoas que não estão afastadas do trabalho mas que estão com disfunção musculoesquelética. Não há exigência de que a afecção tenha sido firmada oficialmente como sendo relacionada ao trabalho. As triagens também são voltadas para contribuir para tornar claro o tipo de disfunção e a existência ou não de causa laboral”, afirma Longen.

O número de atendimentos têm sido ampliados de acordo com as possibilidades do serviços de saúde presenciais, de acordo com todas as normas de biossegurança. Integrantes do grupo de risco também têm possibilidade de agendamento. O contato com o Nupac pode ser feito pelo telefone e WhatsApp (48) 3431-2651 ou pelo e-mail nupac@unesc.net. Cada caso é analisado em uma pré-triagem.

O Núcleo possui uma equipe multiprofissional voltada para uma atenção integral da saúde, visando a melhoria dos aspectos psicofisiológicos envolvidos diretamente no adoecimento do trabalhador por doença relacionada ao trabalho. Entre as áreas da saúde envolvidas estão Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Enfermagem e Medicina.

Os atendimentos são realizados por profissionais de saúde e professores e estudantes de cursos da Unesc. Há também a participação de alunos do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Unesc que estão com seus projetos de pesquisa voltados para o Núcleo.

Histórico

O Nupac é um projeto idealizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde do Trabalhador, ligado ao PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unesc). O projeto foi aprovado pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) e em novembro de 2016, oficialmente lançado através da assinatura de um Termo de Cooperação Técnico Científica entre o MPT e o Núcleo de Estudos.

A primeira atividade de promoção da saúde ocorreu em dezembro de 2016 com servidores da área da saúde (hospitalar) e os atendimentos de reabilitação iniciaram em 20 de fevereiro de 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *