Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Extensão

Fórum de Pesquisa da Unesc reúne pesquisadores para compartilhamentos

Debate desta quinta-feira foi destinado aos professores permanentes dos Programas de Pós-Graduação da Universidade (Foto: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc)

A Unesc reuniu os colaboradores mais uma vez para discussões por meio do Fórum de Pesquisa. Nesta quinta-feira (26/05), os professores permanentes dos Programas de Pós-Graduação da Universidade participaram do debate. Cada um dos coordenadores apresentou os programas de Pós-graduação e linhas de pesquisa, seguido da fala da coordenadora do Escritório de Relações Internacionais, professora Vanessa Moraes de Andrade.

“Entre os pensamentos, temos uma das mais recentes definições, chamada internacionalização compreensiva, que diz que é um compromisso confirmado por meio de ações para promover perspectivas internacionais por meio da pesquisa e da extensão na Universidade. É muito importante que seja incorporada por todo o staff, professores, estudantes, prestadores de serviço e unidade de apoio, porque é um imperativo institucional”, comentou.

Conforme Vanessa, atualmente a Unesc possui 41 acordos internacionais oficialmente estabelecidos, relacionados a 16 países diferentes e 57 alunos estrangeiros, a maioria em nível de graduação, de sete países diferentes.

Agora a Universidade já tem selecionados 15 estudantes de graduação que estão começando o trâmite para fazer, a partir do segundo semestre, o intercâmbio no exterior, em seis universidades de quatro países diferentes.

O resultado mais importante do encontro, conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é o diálogo aberto com o grupo. “Dialogar com a comunidade acadêmica, seja com estudantes que estão iniciando ou pesquisadores que já estão em nível de complexidade maior, se torna absolutamente necessário. O encontro de hoje nos convoca a refletir sobre todas as nossas políticas institucionais, estabelecendo os novos caminhos que temos que assumir diante do cenário que nos envolve especialmente pós-pandemia”, salientou.

A atividade desta quinta-feira integra o Fórum de Pesquisa, que, segundo a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, Patrícia de Aguiar Amaral, tem como objetivo o compartilhamento com os professores, assim como a mestrandos, doutorandos e acadêmicos de iniciação científica a forma de organização e funcionamento da pesquisa na Instituição. “Buscamos mostrar como é feito o investimento nesta área, quais os caminhos para se inserir e quais temáticas priorizadas pela política de pesquisa Institucional”, comenta Patrícia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *