Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Mestrado

Programa de Pós-Graduação em Direito da Unesc encerra Seminário Internacional com mais de 60 conferencistas

Evento reuniu mais de 70 parceiros entre instituições acadêmicas e governamentais (Fotos: Reprodução)

A Unesc, por meio do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), reuniu nesta semana mais de 200 parceiros de instituições e centros de pesquisa nacionais e internacionais para a terceira edição do Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade e da Jornada de Produção Científica em Direitos Fundamentais e Estado. O evento, encerrado na noite desta quinta-feira (23/9), contou com aproximadamente 350 trabalhos acadêmicos apresentados ao longo de 30 sessões.

Promover a discussão em torno da temática central “Direitos humanos, democracia e políticas públicas no contexto da Covid-19”, para o coordenador-adjunto do PPGD da Unesc, Reginaldo de Souza Vieira, faz parte da defesa desta bandeira em nível internacional. “Temos aqui uma grande rede que busca, acima de tudo, contribuir para que o Direito venha, junto com as outras áreas, fortalecer e reafirmar os direitos humanos. Eles são patrimônio do coletivo da sociedade brasileira e mundial e por isso precisamos defendê-los”, pontuou.

Ao longo da tarde do último dia de encontros, o Seminário contou com a participação do juiz do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Mário Augusto Figueiredo de Lacerda Guerreiro, acompanhado dos colegas docentes Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth e Marcus Alan de Melo Gomes, mediados pela presidente da mesa, Fernanda da Silva Lima, membro do PPGD Unesc.

Em seguida o painel de encerramento do encontro, transmitido pelo canal da Unesc TV no Youtube, envolveu a Rede Brasileira De Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos (RBPJDH) com a presença dos conferencistas Gabriela Maria Rebouças, Jean Carlos Dias. Jean Francois Yves Deluchey e Marcos Rolim, de Programas de Pós-Graduação de universidades parceiras, sob a presidência de Rodrigo Goldschmidt, mediando o debate.

Além destes, o último dia de evento recebeu ainda estudiosos para debater as temáticas “Republicanismo, Cidadania e Jurisdição: Reflexões Paradigmáticas”, “Estado Constitucional, Direitos Fundamentais e Proteção ao Meio Ambiente” e “Direitos Humanos, Democracia e Novas Tecnologias”.

Nos quatro dias de evento mais de 1.100 pessoas participaram das atividades realizadas de forma virtual e contribuíram para o avanço do debate e da pesquisa científica voltada aos direitos humanos. Participaram pesquisadores de 20 estados, Distrito Federal, América latina, Europa, Ásia e África.

O evento é organizado pelo PPGD Unesc com apoio do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso), de instituições e centros de pesquisa da América Latina e da Europa, de 13 redes, de 39 programas de Pós-Graduação em Direito e  de outras áreas do conhecimento nacionais, somado ainda ao apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad).

Além disso, institucionalmente, o Seminário recebe apoio da reitoria da Unesc, Secretaria de Diversidades e Políticas Afirmativas da Universidade, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), da Escola de Lideranças, do Curso de Direito, do Centro Acadêmico de Direito e dos Programas de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS), em Saúde Coletiva (PPGSCol) e em Educação (PPGE).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *