Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
CSA

Unesc fortalece internacionalização
com parceria argentina

Projeto com universidade do país vizinho utiliza metodologia COIL para promover intercâmbio acadêmico e cultural. (Foto: Décio Batista/Agecom/Unesc)

A Unesc deu mais um importante passo na estratégia de internacionalização ao realizar mais uma ação com a Universidad Nacional de Entre Ríos (Uner), da Argentina. A iniciativa originou a promoção e troca de conhecimentos entre os cursos de Ciências Econômicas das duas instituições. O projeto ocorre por meio da metodologia Collaborative Online International Learning (COIL), que utiliza aulas on-line para conectar estudantes e professores de diferentes países.

O foco da colaboração foi a disciplina Macroeconomia III, da Unesc, e Teoría del Crecimiento y Desarrollo Económico, da Uner. Com a união dos conteúdos, criou-se uma nova disciplina chamada “Macroeconomia do Desenvolvimento”. 

“Ela foi estruturada em seis encontros virtuais. Desse total, quatro foram dedicados às aulas teóricas, com os dois primeiros encontros ministrados pelo professor Ignacio Tomás Trucco e os dois últimos conduzidos por mim. Além disso, houve um encontro para a elaboração de trabalhos em grupo e outro para as apresentações finais”, explica o professor da Unesc, Alcides Goularti Filho.

O objetivo da cooperação é aproximar estudantes brasileiros e argentinos para a promoção de intercâmbio de experiências e conhecimentos sobre “desenvolvimento e seus desdobramentos econômicos e sociais”, tema que norteou os debates e análises teóricas ao longo do curso. “As aulas teóricas foram baseadas em textos selecionados, que ajudaram a explorar as semelhanças e diferenças entre o desenvolvimento macroeconômico no Brasil e na Argentina”, fala.

“Para consolidar o aprendizado, os estudantes foram divididos em grupos, com temas específicos relacionados à macroeconomia do desenvolvimento nos dois países. Durante a última aula, os grupos realizaram apresentações sobre seus trabalhos, o que encerrou o ciclo com uma avaliação geral dos professores”, acrescenta.

Ótima aceitação

O professor enfatiza também que a iniciativa foi muito bem avaliada pelos estudantes, que destacaram a relevância dos debates e a oportunidade de aprender com diferentes perspectivas. “A experiência promoveu não só a oportunidade de fortalecer o conhecimento teórico, mas também de vivenciar uma troca cultural e acadêmica entre Brasil e Argentina, aproximando realidades que, apesar de distintas, compartilham muitos desafios e objetivos comuns no campo do desenvolvimento econômico”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *