Após concluírem os quatro encontros semanais, os integrantes da oficina “Conexão e Arte em Velas” se despediram do projeto com um momento de confraternização. A atividade é promovida por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias e contou com cinco turmas para cada dia da semana.
Uma das alunas que participou dos encontros foi a senhora Janete da Silva Cechinel, que afirma ter conhecido o projeto por meio de um grupo de moradores do bairro. Ela conta que aprovou a experiência e pretende retornar em 2025.
“Eu já faço trabalhos manuais com fios, como o tricô. Quando soube da atividade fiquei interessada porque é um tipo de arte que eu tenho grande admiração e penso que ninguém se arrepende de estar aqui, pois é uma terapia”, comentou.
Segundo a professora do curso, Cristiane Testoni, o interesse por velas artesanais surgiu há cerca de 25 anos enquanto buscava um complemento à renda principal, mas que, ao mesmo tempo, fosse terapêutico.
“Quando eu tive contato com as velas artesanais, realizei um curso de qualificação e a partir disso, pude ensinar centenas de interessados de todo o Brasil e até mesmo vindos do exterior”, relata.
Resultados
Na avaliação da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Sheila Martignago Saleh, a primeira edição foi um sucesso, atingindo os objetivos propostos.
“Alcançamos o objetivo, pois as oficinas de velas artesanais oportunizaram momentos de criação e expressão artística, que contribuíram para o bem-estar, saúde mental, criatividade e desenvolvimento pessoal e profissional e integração social. Os participantes ficaram encantados com a oficina e querem continuar participando ano que vem. Foi ali que muitos tiveram o primeiro contato com a produção de velas”, analisa.
Ainda de acordo com Sheila, para o ano de 2025, ainda não há data prevista para a abertura de novos inscritos.