Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Ações Sociais

Estudantes realizam mostra de projetos de Ciências da Natureza

Ação é viabilizada por meio de Projeto de Extensão da Universidade e promove a conscientização ambiental(Fotos: Éverton Horacio/Agecom/Unesc)

Uma escola com estrutura, metodologia e expertise de uma grande Universidade. Assim é o Colégio Unesc. Com o intuito de lapidar novas habilidades em seus estudantes, um grupo de alunos do segundo ano do Ensino Médio, realizou uma mostra de resultados de diferentes pesquisas. A ação denominada “Educação, Ciência e as Questões Socioambientais: Ações em Benefício da Formação Integral do Sujeito e do Desenvolvimento Sustentável”, é uma atividade de Extensão do curso de Ciências Biológicas, coordenada pela professora Mainara Figueiredo Cascaes. Além disso, envolve a disciplina do Itinerário formativo de Ciências da Natureza, que envolve as disciplinas de Química, Física e Biologia, ministrada na forma de projetos pelas professoras Michele Coral e Viviane Mottin.

Além de coordenar o projeto, Mainara Figueiredo, também é coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Universidade. De acordo com ela, o objetivo é trabalhar com os estudantes, da segunda série do Ensino Médio, dois grandes eixos estruturantes: investigação científica e intervenção social. 

“O projeto foi incorporado ao programa de Extensão da Universidade e, por meio dele, diversas ações, especialmente relacionadas à reciclagem, são realizadas. No período de 2023 e 2024, nós trabalhamos com reciclagem de materiais como ouro de eletrônico, prata de radiografias, óleo de cozinha, papel, tampinhas de garrafa pet e CDs”, afirma.

Mainara destacou ainda um dos projetos desenvolvidos pelos estudantes. Trata-se de uma cisterna para a captação de água da chuva, que, na sua visão, é um tema importante para ser trabalhado com grande potencial para ser aplicado em outros espaços.

“Com o objetivo de promover a sustentabilidade e otimizar o uso dos recursos naturais, os alunos desenvolveram um projeto voltado à instalação de uma cisterna para captação da água da chuva no colégio. A água coletada será utilizada em atividades que não exigem o uso de água tratada, como, a limpeza do pátio e a irrigação de plantas. Esta iniciativa contribui para a conscientização sobre o uso responsável deste recurso natural e reforça o compromisso da comunidade escolar com a preservação ambiental”, pontua. 

A professora Michele Coral, lembrou que o projeto começou voltado à ações que fossem ambientalmente corretas, para que os participantes criassem consciência sobre o descarte de materiais. Além disso, o projeto visa ações sociais como a parceria com a Atupam, instituição que auxilia mulheres em vulnerabilidade social através da doação de enxovais para bebês recém nascidos.

“Com a Atupam, iniciamos com a proposta de transformar as lâminas de acetato das placas de raio-X  em caixas para elas colocarem seus enxovais. Também retiramos a prata presente, pois ela não pode ser descartada no lixo comum por ser um metal pesado. A partir desta prata, confeccionamos um pingente que foi inserido em uma pulseira que, com a venda de uma rifa, arrecadou cerca de R$1.000 para a instituição”, frisa. 

Compondo uma das cinco equipes, estava o estudante Allan Ferreira Caciatori. A equipe dele desenvolveu uma cisterna para coletar a água da chuva com o auxílio de galões. Segundo o jovem, a ideia é que, a partir desta estrutura, o volume coletado possa ser utilizado na limpeza de setores da escola, como pátios e banheiros.

O estudante comentou ainda sobre o começo dos planejamentos. Ele revela que o grupo ainda estava discutindo quais rumos seriam tomados quando a professora sugeriu um tema.

“Nós estávamos cogitando a hipótese de fazer um filtro d’água, mas a professora nos incentivou a criar a cisterna” , lembra.

Além do grupo responsável por desenvolver a cisterna, houveram outras quatro equipes que desenvolveram métodos de reciclagem de papéis, CDs, ouro e cobre, e tampinhas de garrafa pet. Todos esses materiais foram adquiridos na própria escola, que possui um espaço voltado para depositar materiais recicláveis.

Confira os demais projetos e as equipes envolvidas

Grupo responsável por separar ouro e cobre de materiais eletrônicos: Bernardo Francisco de Assis, Arão Cubala Isebo Gomes, Rafael Manganelli Mazzuco e Luiz Henrique Tomazi de Souza;

As alunas bolsistas da Extensão auxiliam todas as equipes nos projetos e também participaram do projeto de reciclagem de tampinhas de garrafa pet e chapa de raio-x executado em 2023: acadêmica de Pedagogia e Daniele Brum do curso de bacharelado em Ciências Biológicas, Leticia Stolk Perdoná, respectivamente da terceira e sexta fase;

Grupo responsável por melhorar a textura de papel reciclado e produzir filamentos para impressora 3D: Alexsandro Vieira Caetano Junior, Gabriel Merisio Spillere, Leticia Savi e Yasmin Rosso Alano;

Grupo responsável por reciclar CDs e produzir móbiles que poderão ser doados à Atupam: Vitória Santos Pereira, Lais Pereira, Lara Fraga, Julia Medeiros e Julia;

Grupo responsável por criar a cisterna: Allan Ferreira Caciatori, João Pedro Fernandes Guedes, Enzo Gabriel Argente, Eduardo Custódio e o colaborador do apoio que auxiliou na instalação da estrutura, Dino Preve.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *