Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Eventos

Mês da Extensão: Oficinas e visitas são realizadas na Unesc

Universidade preparou uma programação especial voltada às comunidades (Fotos: Daniela Savi)

O Museu de Zoologia da Unesc recebeu uma visita especial nesta quarta-feira (3/05): a turma do 5º do Ensino Fundamental do Colégio Unesc. A atividade faz parte da programação preparada pela Instituição para marcar o Mês da Extensão. 

Curiosos e atentos, os alunos fizeram diversas perguntas e puderam tirar todas as dúvidas em relação às exposições “Animais da Mata Atlântica”, “Vida Selvagem” e “Ecossistema Marinho”, localizadas na Universidade. 

A coordenadora do Museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, mencionou que esta foi a primeira das diversas atividades programadas para o mês pelo Museu. “Esse contato com as crianças é fundamental para mostrar também o que a Instituição tem à disposição e a importância do cuidado com o meio ambiente”, descreveu Morgana, salientando que o local espera receber mais 23 instituições de ensino até o final de maio.

Quem adorou a ida ao Museu foi a aluna Catarina Rozeng Carrer, 10 anos. “Fiquei encantada com o que vi. Fiquei sabendo de muitas coisas e achei muito interessante saber mais sobre os animais e a mata atlântica”, descreveu.

“O que eu mais gostei foi de saber mais da vida da capivara”, complementou o aluno Luís Miguel Alves Teodoro, 10 anos.

Confira aqui a programação completa do Mês da Extensão

Transformação

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, comenta que na Unesc, o aprendizado ultrapassa os muros da sala de aula, percorre diversos caminhos e acessa uma comunidade de pessoas e cenários. 

Ela enfatiza que a extensão viabiliza a transformação e é por meio do diálogo constante com a comunidade e instituições parceiras que os acadêmicos conhecem mais de perto as necessidades da região em que estão inseridos. 

“Eles facilitam trocas de conhecimento com a população, colocam em prática a teoria aprendida em sala de aula, se constroem como seres humanos empáticos e como cidadãos críticos, éticos e responsáveis, aprendendo ativamente para o desenvolvimento”, relata.

A Diretoria é responsável por articular e coordenar as atividades de extensão de diversos setores da Universidade por meio de programas, projetos, eventos, cursos, ações comunitárias, prestações de serviços e atividades culturais em todas as suas áreas de atuação.

Além da visita ao Museu, outras atividades ocorreram nesta quarta-feira, como a oficina de Alongamento e Flexibilidade, com Carolina Hax, e a oficina “Cantar Faz Bem ao Coração”, com o maestro do Coral Unesc, Joel de Oliveira.

 

Data

Desde 2017, o Dia da Extensão faz parte do calendário acadêmico da Unesc e é um momento de muita importância para socializar as ações desenvolvidas pelo setor. Isso inclui programas e projetos de extensão, serviços prestados pelos setores vinculados e outras atividades, como as clínicas integradas, os planos de desenvolvimento socioeconômico, os cursos livres, a formação docente em municípios do Sul de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o Neabi, o Unesc Connect e o Núcleo de Empreendedorismo da Universidade.

A Extensão Universitária tem como objetivo estender o conhecimento produzido na Universidade para a comunidade em geral, promovendo o diálogo e a troca de saberes. Além disso, a Extensão contribui para a formação de profissionais mais engajados com as questões sociais e ambientais, capazes de atuar de forma mais efetiva e transformadora no mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *