Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Esportes

Fisiologia do Esporte é tema da
aula inaugural do curso de Biomedicina

Staff do departamento médico do Criciúma Esporte Clube apresentou a importância da função dentro de um time de futebol(Fotos: Décio Batista)

A Fisiologia do Esporte foi o tema da aula inaugural do Curso de Biomedicina. Para falar sobre o assunto, a coordenação do curso convidou ninguém menos que todo o staff do departamento médico do Criciúma Esporte Clube. Estiveram presentes na tarde desta segunda-feira (20/03), no Auditório Ruy Hulse, o médico Marcelo Beirão, o fisioterapeuta Fabrício Gonçalves de Oliveira, o nutricionista Maurício Buratto Barro, o fisiologista Hexael Demarch e o presidente do clube, Vilmar Guedes.

O evento contou com a participação do pró-reitor de Administração e Finanças e professor do curso, José Otávio Feltrin, que esteve representando a reitora Luciane Bisognin Ceretta. Os acadêmicos saíram com muito conhecimento e sabendo como estão atuando as diversas profissões que compõem um departamento médico de um clube profissional.

Para o pró-reitor, um dos pontos importantes da aula inaugural é a possibilidade de ampliar a parceria entre a Unesc e o Criciúma Esporte Clube para o curso de Biomedicina, “A Fisiologia Esportiva é um novo mercado que está surgindo para esses futuros profissionais. Toda aula inaugural é fundamental para socializar os acadêmicos que estão chegando com os veteranos. Leciono no curso há 10 anos, desde o seu início e para mim é uma honra participar de uma aula dessa, porque aqui nós estamos vendo um grande case de sucesso, que é o Criciúma”, comentou.

O presidente do Clube, Vilmar Guedes, esteve presente para respaldar a parceria com a Universidade e fortalecer ainda mais os vínculos entre as duas importantes instituições do município. “A participação do Criciúma é inédita, histórica e mostra que o relacionamento está se fortalecendo a cada dia. São duas marcas muito fortes. A Unesc cumpre um papel extremamente importante na relação com o Criciúma e a recíproca é verdadeira. Estamos aqui com muito orgulho, com muita honra, representando a marca Criciúma”m destacou.

Ao apresentar informações sobre os trabalhos realizados no dia a dia, conforme Guedes, os profissionais levam informações de grande valia para os futuros profissionais. “É uma estrada sem volta. A presença do fisiologista vai ser imprescindível e indispensável daqui pra frente, para o futebol”, avaliou.

Segundo o coordenador adjunto do curso de Biomedicina, Emanuel de Souza, a proposta é fomentar e aumentar o espaço dentro do clube para o profissional da área. “A Biomedicina atualmente está em mais de 30 áreas de atuação, sendo que a Fisiologia do Esporte, é um segmento mais recente. É importante contextualizar para os alunos que o profissional da área da saúde trabalha em um universo multi, com vários outros profissionais. Podemos dizer que a Biomedicina vem agregar ainda mais, em prol do bom desempenho dos atletas. Hoje, somos os responsáveis pela realização de todos os exames laboratoriais da base e do futebol feminino. Todas as questões de parâmetros bioquímicos, hematológicos, imunológicos são de responsabilidade do curso de Biomedicina. Durante a pandemia, realizamos os testes de covid, tanto para os jogadores e comissão técnica, bem como para os funcionários e torcedores, nos dias de jogos”, explicou.

O diretor médico do Criciúma e também professor do curso de Medicina da Unesc, Marcelo Beirão, apresentou toda a infraestrutura do seu departamento e destacou a importância da união entre a academia e o clube.”Nós temos a felicidade de contar com Universidade nos seus diversos cursos: Odontologia, Medicina, Fisioterapia, Educação Física e Biomedicina. Essa parceria nos ajuda de sobremaneira na realização dos nossos exames, das avaliações multiprofissionais. Tal cooperação possibilita aos nossos alunos contemplarem, na prática, o que dificilmente teriam somente dentro da sala de aula. A Biomedicina tem nos dado uma contribuição imprescindível e agora com a fisiologia esportiva queremos expandir ainda mais a participação dos alunos no nosso Centro de Treinamento”, destacou.

O egresso do curso de Educação Física e também formado pela Residência Multiprofissional da Unesc, Hexael Demarch, recentemente foi anunciado pelo Clube como o fisiologista das categorias de base. Nesta tarde, ele apresentou o trabalho que vem desenvolvendo com os futuros jogadores profissionais.
“Para os alunos é muito importante entender também todo esse processo de atuação do fisiologista. É interessante porque a gente expande esse conhecimento não só para área da saúde, mas também para uma modalidade esportiva. É muito interessante essa coparticipação para os alunos estarem vivenciando isso, ligando a teoria com a prática, de fato, no Criciúma. A Fisiologia veio pra ficar e não só no futebol, mas em todas as modalidades esportivas. O fisiologista analisa, quantifica e estuda o desempenho do atleta. É uma função que vem para ficar, para facilitar ainda mais as tarefas diárias de um clube de futebol, dentro da área de saúde”, considerou.

Estágio

O curso de Biomedicina já disponibiliza na área de Fisiologismo dois estagiários que trabalham no apoio ao departamento médico. Os acadêmicos João Gabriel Rodrigues e Isabel da Rocha Feltrin, ambos da oitava fase, estão há duas semanas vivenciando o dia a dia do clube e realizando um estudo fisiológico com a base do Tigre.
João declarou que está decidido em que caminho quer seguir após de formado. “Nós iremos concluir o curso agora, na metade do ano, e eu e a Isabel, pretendemos ser os primeiros biomédicos habilitados em Fisiologia do Esporte. Estamos vivenciando lá no Criciúma uma experiência totalmente fora da bolha da faculdade, tendo outra percepção profissional. O apoio da Unesc está sendo fundamental para o nosso crescimento e só temos que agradecer pela oportunidade”, agradeceu com o consentimento da colega de curso.

Quarteto Unesc

Os quatros profissionais que estiveram presentes nesta tarde no auditório Ruy Hulse, estão ligados a Universidades. Da esquerda para a direita, o médico Marcelo Beirão, leciona há mais de 20 anos no curso de Medicina. O fisioterapeuta Fabricio Gonçalves de Oliveira é egresso da turma de 2005, bem como o nutricionista Maurício Buratto Barro, formado em 2020 e o fisiologista Hexael Demarch, que concluiu Educação Física em 2020 e a Residência em 2022.

 

Presentes do Criciúma Esporte Clube

Na oportunidade, o presidente Vilmar Guedes aproveitou para entregar ao representante da reitoria um quadro em cerâmica e uma camisa oficial autografada pelos jogadores, em gratidão à parceria. Os acadêmicos que estiveram presentes na aula inaugural participaram de sorteios de ingressos para o jogo desta terça-feira (21/03), contra o Avaí, e de uma camisa oficial.

Galeria de Fotos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *