Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Projeto de Extensão Leitura literária com detentos: uma contribuição para a cidadania” reinicia

Ação ocorreu nesta semana na Casa de Semiliberdade. (Foto: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc)

O Projeto de Extensão “Leitura literária com detentos: uma contribuição para a cidadania”, do Programa de Extensão Território Paulo Freire, da Unesc, foi retomado nesta semana. 

Neste ano, a ação foi reiniciada na Casa de Semiliberdade, que visa a reintegração social prevista pela Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa de Santa Catarina (SAP).

Na Casa de Semiliberdade de Criciúma, os jovens participam semanalmente de atividades que envolvem leitura, interpretação e produção textual. “O encontro foi muito proveitoso e satisfatório. A sugestão inicial foi conhecê-los e saber o que gostam de ler, referências de histórias”, destaca o bolsista do projeto e acadêmico do Curso de Letras da Unesc, Lucas Garcia.

Outro bolsista, Adriano Apolinário, salienta que os jovens se mostraram abertos para as atividades propostas, apesar de terem pouca relação com a leitura.

Proposta

A proposta do projeto é expandir o conhecimento para além do campus e oferecer o contato com a literatura dentro do espaço de semiliberdade, contribuindo para o resgate da cidadania. Além disso, busca auxiliá-los no processo de escrita textual para que possam, futuramente, continuar seus estudos e buscar uma qualificação para o mercado de trabalho. “A ideia é abrir os horizontes de expectativa dos jovens e mostrar-lhes a importância da leitura e da escrita de forma que possam adquirir novos conhecimentos, hábitos e maneiras de pensar. Entre as atividades, está prevista a realização de encontros na Unesc para que vislumbrem a nossa Universidade comunitária como um espaço de acolhida e de possibilidades de acesso à educação superior”, comenta a professora e coordenadora do projeto, Cibele Freitas.

Participam também das atividades, a professora Daniela Arns Silveira e o professor Richarles de Carvalho, do Curso de Letras da Unesc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *