Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

O ensino, a pesquisa e a extensão para a melhoria da qualidade de vida

Aulas do curso de educação Física ocorrem nos períodos matutino e noturno em espaços amplos, aliando teoria e prática (Fotos: Arquivo)  

Ana Luísa Goulart tem 23 anos e muitos sonhos. Formada em Educação Física – Licenciatura ela viu na Unesc a oportunidade de múltiplas experiências. A moradora do bairro Nossa Senhora da Salete, em Criciúma, que achava que isso parecia distante, já soma essa graduação e muitas outras conquistas na sua bagagem. A jovem é um dos inúmeros exemplos de profissionais que encontraram a realização profissional por meio da formação do curso de Educação Física da Unesc.

“Minha oportunidade iniciou na habilitação em Licenciatura. Durante a graduação, participei de programas que me trouxeram grande bagagem de conhecimento, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde). Durante o percurso, tive uma grande motivação dos professores, o que foi muito importante para a continuidade dos meus estudos”, disse.

Alunas como Ana encontram no curso de Educação Física da Unesc diferentes oportunidades de carreira. Conforme o coordenador do curso, Joni Márcio de Farias, o profissional de Educação Física habilitado em Bacharelado tem sido valorizado em todas as áreas de atuação com uma projeção de aumento dos campos de trabalhos. “Esse aumento é significativo tendo em vista as mudanças no modo de vida da sociedade, que compreende cada vez mais a importância de ser fisicamente ativo e o papel do profissional educador físico neste contexto”, comenta.

Os habilitados em Licenciatura, de acordo com Joni, da mesma forma encontram espaço no mercado, nesse caso como professores da disciplina em escolas públicas e privadas, além das oportunidades de atividades ofertadas em contraturno.

 

Mudança de realidades

Quem também é apaixonada pela área e não perdeu as oportunidades que a Unesc oferece foi a acadêmica Ohana Souza dos Santos. Ela está na 4ª fase do curso – habilitação em Bacharelado e foi contemplada com a Bolsa do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes), programa de concessão de Bolsas de Estudo, da Secretaria da Educação do Estado de Santa Catarina, previsto no Art. 171 da Constituição Estadual.

Na caminhada de estudos, Ohana a aprimora ainda mais seus conhecimentos por meio do Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção da Saúde (GEPPS). O grupo, que atende a população com idade entre 18 e 50 anos, tem o objetivo de avaliar a contribuição do exercício físico aeróbio, resistido e combinado na diminuição do peso corporal de pessoas adultas com sobrepeso e obesidade.

O programa é gratuito e realizado no complexo esportivo do curso de Educação Física da Unesc, sendo uma das formas de aliar teoria e prática em prol da comunidade.  “Essa é minha segunda graduação. Estar na Unesc representa o futuro. É uma oportunidade de alavancar minha carreira profissional e pessoal, pois é uma Universidade conceituada”, comenta Ohana.

Diferenciais

Entre os diferenciais da graduação em Educação Física na Unesc está a unificação das duas habilitações: Licenciatura e Bacharelado. A partir de 2022 o acadêmico inicia uma trajetória formativa unificada até a quarta fase, sendo que, no quinto semestre, poderá optar por seguir com a formação nas duas vertentes no mesmo tempo de curso. “Montamos uma matriz que permitirá que o estudante esteja cursando as duas habilitações ao mesmo tempo e finalize a graduação com ainda mais possibilidades de atuação, tanto em sala de aula quanto em academias, clubes, clínicas, como pesquisador ou outras funções”, explicou. A graduação tem formação em oito semestres e conta com turmas com aulas pela manhã ou à noite.

Ainda entre os diferenciais do curso na Unesc está a estrutura ofertada pela Universidade, algo que envolve espaço físico, equipamentos, qualidade técnica de professores e o contato com a realidade da profissão desde a primeira fase por meio do projeto Graduação Multi.

De acordo com o coordenador do curso, a qualidade da graduação se reverte na alta taxa de empregabilidade no curso de bacharelado, nas diversas áreas de atuação, além do alto índice de aprovação nos concursos para professor. “Nos últimos concursos, os índices chegaram a 90% de aprovados da Unesc”, comenta orgulhoso, acrescentando ainda a possibilidade de o acadêmico cursar as disciplinas durante os períodos da manhã ou da noite, fato que colabora para a organização da dinâmica de trabalho de forma paralela aos estudos.

 

Parcerias

Para ofertar o ensino de qualidade e promissor, o curso também conta com diferentes parcerias. Elas representam oportunidades de o acadêmico atuar durante a sua graduação como estagiário em diversos projetos que a Universidade desenvolve, como o Projeto de Iniciação Desportiva (PIDE) da Fundação catarinense de Esporte (Fesporte), o projeto Tigrinhos, entre outros, assim como as parcerias com outras entidades esportivas, Fundações Municipais de Esportes, academias e outros.

 

Bolsas de estudo com descontos de até 100%

Interessados em conhecer mais sobre as oportunidades de ingresso e bolsas podem entrar em contato com a Universidade pelo Whatsapp no número (48) 99915-0433. Os descontos para os ingressantes são de até 100% nas mensalidades.

A Universidade conta com 57 cursos de graduação e 50 cursos de pós-graduação, sendo 38 especializações, sete mestrados e cinco doutorados, além da Unesc Tec, a Escola Técnica que leva ensino técnico de qualidade e baseado nas demandas do mercado regional.

Entre os programas disponíveis para ingresso imediato estão o Desconto Volte a Estudar com 25% de desconto durante todo o curso aos acadêmicos da Unesc e 20% para acadêmicos de outras instituições e que estejam evadidos há mais de dois semestres; o Desconto Transferência Externa com 20% de desconto nas mensalidades durante todo o curso; o Desconto 2ª Graduação/Habilitação que poderá ser concedido 25% durante todo o curso se for segunda graduação ou habilitação; e o Desconto Egressos com 30% durante todo o curso se for 2ª graduação ou habilitação.

Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *