Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Unesc forma 62 novos profissionais em
Direito, Artes Visuais e Letras

Noite foi de festa para os formados. (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

Os 62 graduandos e graduandas da noite desta quinta-feira (28/07), mostraram com o canudo em punho, o orgulho de mais uma conquista. A partir de agora a sociedade catarinense, conta com mais 55 bacharéis em Direito, cinco em Artes Visuais e dois licenciados em Letras com habilitação em Língua Portuguesa.

Foi mais uma noite memorável para os acadêmicos, familiares e professores, forças que juntas formaram o tripé de sustentação para a esta realização.

Todos os graduandos e graduandas levam dentro de si a certeza de ter se preparado na melhor Universidade de Santa Catarina, devido a excelente conceituação de todos os cursos, junto ao Ministério da Educação (MEC).

Neste mês a Unesc foi reconhecida entre as 150 melhores instituições de ensino em um contexto de aproximadamente 200 Universidades da América Latina. Com a Graduação Multi, foram proporcionados a todos a prática da profissão escolhida já nos primeiros anos de academia. A teoria transformada em prática, a prática em experiência e a experiência proporcionando a aptidão ao exercício da profissão.

Resiliência

Ao direcionar as palavras aos protagonistas da noite, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho lembrou da excelência da Universidade e como cada um sai transformado de suas salas de aula, laboratórios, corredores. “A Unesc, no mês de julho de 2022, foi reconhecida entre as 150 melhores instituições da América Latina. Está entre as 20 melhores universidades não estatais em pesquisa do Brasil. Também entre as não estatais, a Unesc está entre as cinco universidades mais empreendedoras do país. Por quatro anos seguidos, a Unesc é reconhecida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina com o certificado e por dois anos com o troféu de responsabilidade social. Somos uma universidade signatária dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável pela Organização das Nações Unidas. Esta é a Unesc, a Universidade que vocês escolheram viver os melhores anos das suas vidas até o presente momento. Tenham em mente que esta Universidade continuará caminhando com passos firmes com foco no desenvolvimento regional e com o compromisso de contribuir com o desenvolvimento de talentos responsáveis e com os preceitos sustentados no respeito, na ciência, na vida, nas diversidades, na democracia e na pluralidade. Diante de todas essas experiências que vocês tiveram a oportunidade de vivenciar nesta casa, gostaria de deixar uma mensagem para levarem como reflexão a partir deste dia. Tenham resiliência!  Segundo Carl Jung, nós não podemos mudar nada sem que primeiro a aceitemos. Essa citação traz à tona a palavra mudança que tem sido repetidas vezes dita e reforçada em tudo o que lemos e ouvimos. Mudar, recomeçar, transformar, reconstruir são sinônimos recorrentes no nosso dia-a-dia. mas pergunto: o que mudar e por onde a mudança começa?”, perguntou.

A própria Gisele responde o questionamento na continuidade de sua fala. “Muitas vezes olhamos para o nosso entorno e focamos na mudança do contexto, porém esquecemos de olhar para nós e perceber que a origem da mudança precisa começar ali, dentro deste ser, dentro de nós. Mudança na forma de como definimos nossas escolhas e prioridades. É um exercício difícil, pois nos convoca a prática do autoconhecimento, um esforço que deixamos, muitas vezes, de lado porque nos pressiona a enxergar que nossa autoprojeção pode estar equivocada do ponto de vista do outro. É neste nível de compreensão de si que identificamos o ponto central da mudança que produz a resiliência em nós sobre as distintas situações da vida. Reforço a bela citação de Cecília Meireles que diz: ‘aprendi com as primaveras a deixar-me cortar e voltar sempre inteira’”, citou.

Igualdade

A formatura em questão entra para a história da nossa Universidade Comunitária. Foi com muita alegria, garra, apoio e emoção, quando a primeira mulher trans da Unesc, Myrela Olivia Alves Eufrazio, subiu ao palco para colocar através das mãos da presidente da cerimônia, a Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Silveira Coelho, representando a reitora Luciane Bisognin Ceretta, o capelo.

O tempo parou naquele momento, a cena ficou congelada por alguns segundos, como se eternizasse o momento, que durou até o recebimento do canudo, das mãos do paraninfo Leandro Alfredo Rosa, da patronesse Débora Ferrazo e da professora do curso de Direito, Rosangela Del Moro.

Myrela estampava no rosto a felicidade pela conquista e pelas vitórias alcançadas durante a academia. “Este momento representa o esforço do dia a dia de quatro anos e meio acordando às sete horas da manhã e às vezes retornando para casa à meia-noite. Mas, também representa o esforço de uma população, a população LGBTQI+ e principalmente a população de travestis e transexuais. Sendo a primeira mulher transformada pela Unesc, mas também representa o esforço de muita luta em família e de e de conquista de direitos. Minha identidade de gênero não é uma aceitação, mas uma reivindicação de direitos que já são nossos, mas, que nos foram tolhidos e nos são tolhidos todos os dias”, comemorou e continuou dizendo quais serão seus próximos passos”, falou a agora formada em Direito, acrescentando que quer advogar, mas que os estudos não param por aqui. Vou fazer um mestrado, vou fazer uma pós-graduação, pretendo talvez, quem sabe, voltar para lecionar na Unesc. Vou focar na carreira, tanto carreira jurídica, quanto na carreira de pesquisa, onde eu me constituí aqui dentro da Universidade como pesquisadora”, concluiu.

Proteção Divina

O discurso do orador da turma, Filipe Catâneo Marcello, foi elaborado com muita emoção e agradecimento a proteção divina pela conclusão da graduação. “Por certo não estaríamos desfrutando deste momento festivo se não fôssemos alvo da proteção e bênçãos divinas. ‘tudo o que hoje somos, já estava descrito no livro eterno’. Como já dizia José Saramago, ‘(…) há coisas que nunca se poderão explicar por palavras’. Porém, decidi me deixar levar pelas palavras da alma e dos momentos vividos na Universidade. Tive resistência em escrever uma fala que diria adeus ao nosso tempo de academia, pois aqui se finda um ciclo da nossa história. Talvez um dos mais importantes”, destacou e continuou.

O formando ainda convidou para que todos os presentes na cerimônia ocorrida no Auditório Ruy Hülse olhassem para trás, para o caminho trilhado até aquele momento. “Se faz necessário nesse momento olharmos para trás, para o início da nossa jornada acadêmica, quando iniciamos o curso, uns por sonho pessoal, outros nem tanto, uns gostaram desde o início, outros se apaixonaram pelo caminho e hoje temos a noção de que uma pequena parte da nossa história começou a ser construída Colamos o grau nesta noite, sendo pessoas melhores do que éramos quando iniciamos essa trajetória”, disse.

O professor e paraninfo da turma, Leandro Alfredo da Rosa, lisonjeado pelo convite, também ficou emocionado com o momento, lembrando in memoria o professor João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior. “Quando fui escolhido como paraninfo dos cursos de Letras e Artes Visuais, além do meu querido curso de Direito, inúmeros pensamentos me vieram à mente, todos eles acompanhados de muita alegria, emoção e principalmente, gratidão à Deus pela vida, pela oportunidade de vencer a Covid-19 e hoje, celebrar um dos dias mais felizes da minha caminhada como professor nesta Universidade. E ao falar de vida, não posso deixar de lembrar do saudoso João Carlos, nosso eterno professor do Curso de Direito, que tenho certeza, neste momento, lá do alto, deve estar sorrindo, aplaudindo de pé cada um de vocês e muito feliz pelo trabalho que a coordenação do curso vem fazendo até hoje, dando sequência ao amor, carinho e dedicação que sempre colocou em cada canto da nossa Unesc”, comentou.

Conselho

O paraninfo terminou o seu discurso deixando um conselho aos novos profissionais. “Hoje, como padrinho, deixo como tarefa, que busquem a cada dia agradecer o dom da vida. Façam sempre o melhor que puderem em todos os momentos, seja através da tarefa mais simples, ou da mais complexa, mesmo que ninguém possa estar observando, lembrem-se que Deus está acima de nós e assim, usem seus conhecimentos aqui obtidos para auxiliarem o próximo a alcançarem seus objetivos, contribuindo para uma sociedade mais humana e fraterna”, encerrou.

Confira a galeria de fotos:

 

Matrículas abertas

Enquanto alguns se despedem da Universidade, outros alunos se preparam para ingressar ou voltar à Universidade a partir do dia 1º de agosto. Os interessados em conhecer e fazer parte das experiências proporcionadas pela Unesc, como toda a graduação em modelo presencial ou de Educação à Distância (EaD) e as mais de 40 oportunidades em especialização da Unesc, podem entrar em contato com a Instituição pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos e pelo Whatsapp (48) 99644-1887 ou no (48) 3431-2545 e presencialmente das 8h30 às 21h. A equipe está à postos também para atendimentos referentes à renegociação para que todos os acadêmicos possam regularizar as situações financeiras e efetivarem as matrículas para o próximo semestre.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *