Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Extensão

Formação Continuada: um olhar renovado em sala de aula

Encontros ocorreram na Unesc envolvendo diversas disciplinas (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc)

Conhecer, perceber, pensar e transformar. Esses verbos foram os conteúdos principais de professores da Rede Municipal de Ensino de Criciúma que participaram de Formação Continuada na Unesc nesta quinta-feira (27/05). A atividade faz parte da grade de programação que a Universidade tem com o Município com o objetivo de qualificação de mais de dois mil professores da Rede.

A troca de experiências e impressões, para a professora da Rede Municipal de Ensino da cidade, Eduarda Gava, são fundamentais para as atividades em sala de aula. “Além do aprendizado, o material proposto está muito importante e, a partir disso, iniciaremos novas visualizações de planejamento para os alunos. Momentos de troca, escuta e fala são sempre importantes e sempre agregam ao trabalho”, enfatizou.

A professora do curso de Artes Visuais da Unesc, Aurélia Regina de Souza Honorato, destacou a importância da parceria com a Prefeitura de Criciúma e o fortalecimento do ensino. “Fazer essa troca e perceber como o trabalho deles vem sendo realizado nas escolas é uma troca também conosco, além de fortalecer o ensino na região e o nosso trabalho como formadoras. Em especial, constrói um espaço de escuta, de produção, de criação nas crianças. Nosso foco é isso, as crianças na escola”, sublinhou.

A cidade de Criciúma conta com 63 Unidades de Ensino, entre escolas e Centros Educacionais Infantis Municipal (CEIMs) e mais de 20 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino.

O objetivo da atividade é estabelecer políticas de formação continuada e planejamento de propostas de formação, construídas no diálogo com os municípios. Educadores das áreas de Geografia, Artes, Inglês, História, Ciências, Educação Física, Matemática e Língua Portuguesa, participaram do encontro.

 

Planejamento

Conforme a professoras do curso de Pedagogia da Unesc, Andréa Rabelo Marcelino, primeiramente, a comissão acolhe as secretarias de educação e coordenações pedagógicas para uma escuta atenta sobre quais são as necessidades específicas das escolas de cada município e, a partir desta conversa, elabora uma proposta específica para atender e auxiliar as necessidades.

Além disso, a proposta visa, de acordo com Andreia, contribuir para a construção da identidade e da unidade das formações oferecidas em diversas áreas para profissionais da educação básica, respeitando as especificidades locais e das áreas do conhecimento em conformidade com as perspectivas curriculares vigentes e implementar propostas de formação continuada em diálogo com as instituições demandantes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *