Na mesma semana em que milhares de estudantes iniciam a vida acadêmica mirando no dia em que vestirão a toga de formandos, a Unesc entrega para a sociedade profissionais de diferentes áreas, prontos aos desafios do mercado. Nesta quarta-feira (23/2) a Cerimônia de Colação de Grau Especial realizada no Auditório Ruy Hülse não só tornou real o sonho da graduação para 42 acadêmicos, mas entrou também para a história da Instituição de forma ainda mais especial. Isso porque a noite de formatura celebrou a outorga de grau do primeiro acadêmico com dupla titulação na Unesc.
Caio Manarin Mroninski é o novo Designer de Produto formado pela Unesc em parceria com a Universidade de Avellaneda, da Argentina. O profissional foi surpreendido, na noite de formatura, com a notícia de que, após ter cursado dois semestres da graduação no país vizinho, receberá também a titulação por meio da Universidade Argentina.
A surpresa foi compartilhada com os colegas designers e com os formandos em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Tecnologia em Design de Moda e Tecnologia em Jogos Digitais.
Sob comando da pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, a cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal da Unesc TV no Youtube e acompanhada por amigos e familiares dos graduandos.
Conquista coletiva
O orgulho ao oficializar a graduação do primeiro acadêmico que contará com dupla titulação, para o coordenador do curso de Design, João Luiz Rieth, é compartilhado com cada um dos envolvidos na conquista. “Iniciamos as tratativas desse assunto há anos. Estudamos a fundo as ementas das disciplinas oferecidas na Universidade de Avellaneda e nos debruçamos em todas as tratativas necessárias para concretizar esse desejo, o que foi incrível, já que nesta trajetória percebemos a sincronicidade dos dois cursos”, comenta.
Ao receber o título de Designer de Produto com formação na Unesc e na Universidade de Avellaneda, Caio inicia oficialmente a trajetória profissional com grandes diferenciais no currículo. “Eu não tinha essa pretensão no início, mas ao ser apresentado à ideia já foi algo que me chamou a atenção. Depois de viver essa experiência eu sei verdadeiramente o valor de uma vivência como essa”, comentou.
As lições pessoais e profissionais trazidas na bagagem, conforme Caio, dão fôlego ainda maior para a carreira que já inicia com destaque. “Iniciar com dois diplomas certamente é um diferencial. Fico muito feliz por poder dar esse passo e quem sabe servir de incentivo para que outros acadêmicos terem a mesma oportunidade”, destacou na noite de comemoração.
O diploma que oficializará a titulação pela universidade estrangeira será emitido na sequência do recebimento do documento na Unesc.