Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Unesc encerra 2021 sendo vanguarda no modelo de ensino de qualidade com interlocução em novas experiências

Reitora Luciane Bisognin Ceretta celebra conquistas deste ano como o prêmio de responsabilidade social e dos projetos para 2022 como a Graduação Multi

Intensa, pujante, dinâmica, resiliente, protagonista, criativa e transformadora. Essa é a Unesc que nos seus 53 anos se conecta e mostra tudo o que ela tem, apresenta, representa e contribui para toda a região, estado e país. O ano de 2021 mostrou um cenário desafiador, onde o planejamento das ações foi fundamental para a garantia na qualidade do ensino e na prestação de serviço de excelência. Vieram novos cenários, novos estudos e, com eles, muitos prêmios, conquistas e novos projetos.

“Nossa avaliação é muito positiva, no sentido de que a Unesc, mais uma vez, manteve seu compromisso institucional e esteve ao lado da comunidade e cumpriu seu papel no desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental de toda uma região. Tivemos a entrega do Plano de Desenvolvimento da Amrec, lançamos o da Amesc, e chegamos ao final do ano com o Prêmio de Responsabilidade Social da Alesc. São grandes conquistas da instituição que nos fazem acreditar que estamos no caminho certo”, enalteceu a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Ao longo do ano, a instituição ofertou mais de 850 campos de estágio e locais de prática, 120 laboratórios de ensino, 325 projetos de extensão com forte impacto comunitário e mais de 430 projetos de pesquisa que oportunizaram uma formação completa e transformadora.

Além de primar pelo ensino, pela pesquisa, pela extensão, de oportunizar um crescimento expressivo para o Colégio Unesc, a instituição implantou a Escola Técnica de Qualificação Profissional, avançou no Ensino à Distância e na pós lato-sensu com a parceria com a UOL EdTech.

“Investimos em tecnologia, cuidamos da vida de nossa comunidade acadêmica, seguimos com a vida acadêmica em atividade dentro dos modelos de segurança, ampliamos de modo muito significativo o diálogo com toda a comunidade acadêmica. Tudo isso com o trabalho irretocável de toda a nossa equipe”, enumerou Luciane.

 

Unesc como potencializador do desenvolvimento

 

Dentro das conquistas em 2021, esteve a entrega do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico elaborado pela Unesc em parceria com o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) para a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), e a captação de recursos para elaboração do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico para a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc). O Sebrae/SC é parceiro desse grande projeto que foi lançado em dezembro e que será desenvolvido de forma participativa junto à comunidade ao longo de 2022. O ano ainda será marcado por 16 Planos que incluem um regional e 15 municipais para a região da Amesc.

 

Parcerias de sucesso

 

Este ano, a Unesc também firmou várias parcerias. Uma delas foi com Instituto Mix. A partir do convênio, as franquias do Instituto Mix distribuídas por todo o território nacional passarão a oferecer, além dos tradicionais cursos profissionalizantes, opções em graduação no modelo EaD com a marca da Unesc. A projeção inicial é de que o ensino da Universidade seja levado para 150 franquias do Instituto, que se tornarão também polos da Unesc pelo país.

A parceria entre a Universidade e o Criciúma Esporte Clube, firmada no início do ano, tem permitido uma ampla colheita de frutos. Para isso a Unesc coloca à disposição do clube a sua expertise na saúde e em diversas áreas, com ofertas de atividades que incluem os cursos de medicina, odontologia, psicologia, nutrição, fisioterapia, educação física, administração, direito, serviço social e ciência da computação. Ao dispor dos atletas estão laboratórios de especialidades nas áreas de saúde, com profissionais capacitados no esporte e a sustentação e orientação necessárias para a formação dos jovens.

 

Chancela da atual gestão

 

Em uma votação histórica, a reitora Luciane Bisognin Ceretta e o vice-reitor Daniel Preve assumiram a responsabilidade de comandar a instituição por mais quatro anos. Foram 8.786 votos, 97% dos votos válidos, em uma eleição com recorde de aprovação e ainda mais compromissos firmados para o futuro da maior instituição comunitária de ensino da região.

“Este, sem dúvidas, foi um momento muito importante em 2021. A aprovação nas urnas nos mostra que temos credibilidade e confiança do nosso maior patrimônio que é a comunidade acadêmica. O resultado também nos dá ainda mais responsabilidade para continuarmos a executar o trabalho com transparência e compromisso, afinal, a Unesc não tem dono, ela é de toda sociedade e precisa ser resguardada”, pontuou Ceretta.

 

Mais bolsas de estudos

 

A conquista no aumento significativo de recursos para as bolsas de estudo na universidade foi muito comemorada em 2021. Somente neste ano, foram investidos pelo Governo do Estado no programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), R$ 467,3 milhões. São mais de 35 mil estudantes contemplados, a partir do investimento.

“O Uniedu transcende e muito a concessão do acesso e permanência ao ensino superior. Em Santa Catarina, 90% dos recursos são destinados para as Instituições Comunitárias, justamente por conta da sua natureza. Esse investimento, além de ser importante para o aluno, é também para a sociedade, por meio dos tantos serviços oferecidos”, destacou a reitora Luciane.

Cita-se também o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), um programa da Unesc e do CNPq que tem como foco em despertar no acadêmico o interesse pela pesquisa científica e incentivar potenciais entre estudantes de graduação universitária, mediante participação em projetos de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado, o Programa de Iniciação Científica do Artigo 170 (PIC) do Governo do Estado e a Bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).

Isso se dá graças aos avanços das linhas de crédito para os bolsistas, e os investimentos que a Unesc tem feito constantemente com fomento e apoio, por meio de bolsas de iniciação científica. Resultado disso:  professores e alunos altamente qualificados.

 

Prêmios

 

O ano também foi de muitos prêmios para a Unesc, a Universidade Comunitária. Um deles, foi o destaque com o prêmio de responsabilidade social, concedido pela Assembleia Legislativa, por sua forte capacidade de agir por meio de projetos que buscam melhorar a vida das pessoas, em especial àqueles desenvolvidos no período da forte crise sanitária.

A Unesc também recebeu o prêmio Universidade Empreendedora, classificando-se entre as cinco universidades não estatais em âmbito nacional mais empreendedoras do Brasil e o prêmio Top of Mind, promovido pela NSC Comunicação e Instituto Mapa, por ser a marca de instituições de ensino superior mais lembrada.

 

Pesquisador Destaque

 

A Unesc, ao longo dos anos, tem investido em ciência e pesquisa como uma das importantes estratégias para promover o desenvolvimento e melhorar a vida das pessoas, e tem, por isso, grandes pesquisadores. Na área de ciências da vida, o professor Felipe Dal Pizzol é uma das grandes referências. Neste ano, ele entrou para o ranking dos pesquisadores mais influentes da América Latina apurado no AD Scientific Index, um sistema internacional de aferição da produção científica. Felipe apareceu em 102º lugar entre os pesquisadores do Brasil e em 138º entre os latino americanos.

 

Foi também um dos três pesquisadores destacados em todo o Brasil no Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação/Prêmio Professor Francisco Romeu Landi. Vencedor da etapa estadual do prêmio, o professor foi o terceiro colocado na disputa nacional, com pesquisadores de alto nível de todo o país dentro da categoria Pesquisador Destaque – Ciências da Vida, classe que incluía as áreas de Ciências Biológicas, Ciências Agrárias e Ciências da Saúde.

 

Inovação chega com força total no processo de ensino aprendizagem

 

O intenso movimento institucional chega para potencializar diferentes segmentos da Universidade e conectá-los ainda mais ao contexto regional, nacional e internacional. Dentre as diferentes estratégias que compõem este ecossistema está a utilização de espaços diferenciados preparados para o processo criativo e colaborativo, nos quais estão os chamados Hubs de Inovação, o Laboratório de desenvolvimento de talentos (Talent Lab), o crescimento do empreendedorismo universitário por meio de projetos como o Movimento Empresa Júnior (MEJ), a jornada empreendedora, a criação do Pin – projeto de valorização de histórias inspiradoras com personagens de diferentes espaços da Universidade; o Inova Junior e ainda a incubação e aceleração de novos negócios na Incubadora Tecnológica da Universidade.

Além disso, os espaços de aprendizagem atuais, como as Clínicas Integradas da área da saúde; os laboratórios de ensino das engenharias; o Laboratório de Extensão e Pesquisa em Educação, o Centro de Práticas Jurídicas e Contábeis e demais espaços de aprendizagem da Universidade serão ainda mais potencializados e conectados com o ecossistema externo.

Conforme a reitora, o papel de cada um dos professores que recebe os estudantes na primeira fase e tem a missão de encantá-los, é de fundamental importância como inspiração para a carreira que ali se inicia. “Os professores fazem parte de um movimento histórico dentro da Universidade e que só é possível graças à confiança em um time qualificado e extremamente dedicado. Ao encantar nossos estudantes com o modelo de Graduação Multi, serão exemplo para que eles também almejam seguir a vida de estudo constante nos anos vindouros”, salientou.

 

Perspectivas para 2022

 

Para o próximo ano, a Unesc já está preparada para mais um intenso processo de reinvenção, a Graduação Multi, um novo modelo que promoverá ainda mais contato do acadêmico com a prática desde as primeiras fases. Será aplicado já no primeiro semestre de 2022, junto do Inova Unesc, conjunto de ações da Universidade com foco na inovação, como contou a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

“A Unesc trouxe novos olhares em um ecossistema que conecta ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação, comunidade, setor público, setor produtivo e tantos outros segmentos que preparam o aluno com um olhar ainda mais dinâmico, interligado ao mercado e, por meio das experiências, preparado para solucionar problemas complexos”, ressaltou a reitoria, que está na sua segunda gestão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *