Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Evento oficializa lançamento da revista Técnico-Científica do curso de Engenharia Civil

Encontro híbrido contou com a presença de acadêmicos, professores e apoiadores da revista (Fotos: Mayara Cardoso)

A força do curso de Engenharia Civil da Unesc se materializa em mais uma publicação à altura da excelência da graduação. Trata-se de mais uma edição da Revista CIVILTEC, a 8ª publicada de forma virtual e a 2ª impressa. O material, produzido e editado com a parceria de instituições, empresas e profissionais da área, foi lançado oficialmente em evento híbrido transmitido do Auditório Ruy Hülse pelo Youtube no canal da Unesc TV. A noite de celebração por mais uma edição lançada contou com ainda com a palestra do engenheiro civil Luiz Henrique Ceotto.

Os materiais publicados na edição em forma de artigos inéditos, artigos curtos, resumos expandidos, relatos e outros modelos, foram apresentados pelos estudantes Maria Eduarda Gonçalves Silveira, Maria Eugênia Maccarini, Rafael de Paula Gurkewicz e Willian Domiciano dos Santos, participantes ativos no processo de publicação, sob comando das editoras-chefes, professoras Helena Somer Maccarini e Elaine Guglielmi Pavei Antunes, coordenadora do curso.

Para Elaine, o momento marca uma grande conquista de Civiltec, para o curso, para os autores e todos os envolvidos direta ou indiretamente na revista. “Trata-se de uma noite para solenizar a conquista de uma equipe engajada e que trabalhou com muita seriedade para a concretização desse resultado. A Civiltec vem alcançando grandes feitos em sua trajetória: já possui número internacional normalizado das suas publicações em série, o identificador de objeto digital, tem seu processo de submissão totalmente online e com submissão contínua, além de contar com autores e revisores de diversas áreas da engenharia civil de todo o Brasil”, pontuou.

Além do palestrante convidado e dos acadêmicos e professores envolvidos, o Auditório recebeu, na noite de celebração, as visitas ilustres da pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, representando a gestão da Instituição; do presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Sul Catarinense (Sinduscon), Mauro Sônego; do CEO da Construtora BS, Tiago Stangherlin; da diretora regional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC), Kamila Rodrigues da Silva. Entre as lideranças estudantis recebeu ainda o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Douglas Leffa Pirolla, também estudante do curso, e da presidente do Centro Acadêmico, Mickaela Elizeu.

O apoio das instituições envolvidas, conforme a pró-reitora, fortalecem ainda mais o ecossistema da Universidade, já que envolvem os demais espaços de construção do conhecimento. “Estou muito feliz com que presenciei. É uma forma brilhante de fecharmos a semana. Nós falamos muito sobre a indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão e é isso o que vemos na prática hoje. É uma mostra de como é fazer um processo formativo pautado nesses três pilares”, pontuou Indianara.

O evento é uma realização da Unesc, por meio do curso de Engenharia Civil e Grupo de Pesquisa em Desempenho de Estruturas e Construção Civil (GPDECC), e conta com apoio do Sinduscon e Lexto Construtora BS com patrocínio do Crea-SC.

Em breve a revista poderá ser acessada no site periodicos.unesc.net/engcivil.

 

Conhecimento compartilhado

Na palestra da noite, intitulada “Panorama da construção civil brasileira frente à industrialização, produtividade, Governança ambiental, social e corporativa e relação mercado com Universidade”, Ceotto trouxe à tona a realidade do setor e as necessidades de atuação do profissional diante do cenário.

Com uma série de dados levantados, o palestrante instigou os presentes a refletirem sobre a forma como as empresas da construção civil irão praticar princípios de governança chamados de “ESG”. “A industrialização da construção é um caminho sem volta e estamos em momento de transição. Vocês têm que estar preparados e atentos a isso. Cada região e empresa tem sua realidade, mas, independentemente disso, estamos em transição. É fato. Perceber isso e adaptar as suas realidades pode trazer excelentes oportunidades”, pontuou.

A palestra completa de Luiz Henrique Ceotto pode ser assistida no canal da Unesc TV no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *