Uma área em constante crescimento, desafiada pela novidade o tempo inteiro: é o design, representado por um curso de alto nível na Unesc, responsável pela formação de profissionais que têm muito o que comemorar a cada 5 de novembro. Trata-se da data dedicada aos designers brasileiros. “Essa data foi instituída por ser o dia do nascimento de Aloísio Magalhães, um dos precursores do design no Brasil”, conta o professor João Luiz Rieth, que coordena o curso de design na Unesc.
“Todos os anos, nessa data, nós promovemos palestras, encontros, mesas redondas, mas nesse ano adiamos para a próxima semana”, revela. Acontece que o design integrará a programação da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Unesc, que começará na segunda-feira (8/11). Na terça (9/11) o designer venezuelano Ignacio Urbina Polo estará palestrando. “Ele já morou no Brasil, então a palestra será em português, ele hoje é professor em uma renomada instituição em Nova York e vai nos contar um pouco da realidade dos designers nos Estados Unidos”, refere.
O professor Rieth pondera que o curso de design da Unesc tem muita influência da escola europeia, “em especial da italiana, onde cursei o meu mestrado”, lembra. Rieth foi o idealizador do projeto do curso de design da Unesc, e por isso trouxe a influência da Itália. “E por isso, também, será importante esse intercâmbio para conhecer como é a atuação do profissional nos Estados Unidos”, detalha.
Rieth observa que o curso de design está totalmente alinhado com o momento em que a Universidade lança o Inova Unesc, projeto que traz o novo modelo de ensino e aprendizagem, com cada vez maior ênfase para as experiências práticas, sem detrimento da bagagem teórica. “Essa mudança é grandiosa e bastante relevante, e auxilia nessa reflexão que faremos. O curso, pela nova matriz, chama-se design, continuando com as áreas de design de produtos, mas não como uma habilitação específica, e já incorporamos o design gráfico e teremos disciplinas na área digital, de experiência do usuário e design de interiores”, informa. “Só não avançamos para o design de moda pois temos esse curso em parceria com o Senai”, lembra Rieth.
O coordenador sublinha que a SCT vem em um momento importante, não somente de valorização profissionais para o designer e os demais futuros profissionais envolvidos, mas também pela flexibilização que os novos modelos oferecidos pela Unesc oportunizam. “Reafirmamos tudo aquilo que fazemos desde a primeira até a última fase, nas disciplinas de projetos estamos sempre em contato com instituições públicas e privadas, aplicando conhecimentos, metodologias, desenvolvendo propostas de produtos tangíveis e intangíveis, sempre pensando no usuário”, afirma. “O foco do design é na pessoa que irá se beneficiar de alguma forma desse resultado, dessa pesquisa, desse processo criativo”, sentencia.
Alta empregabilidade
Rieth lembra que o incremento das plataformas digitais com o advento da pandemia também empodera o design. “Já que essas plataformas são muito mais dinâmicas e exigem que mais profissionais sejam contratados”, observa. Nesse sentido, o professor ressalta o altíssimo índice de empregabilidade dos designers da Unesc. “O ano de 2021 tem sido muito marcante para o curso. A cada semana, nós temos recebido ofertas de trabalho e estágios que praticamente superam os números de acadêmicos. Temos praticamente 100% de nossos acadêmicos ou trabalhando, ou estagiando, e temos muito mais oferta que acadêmicos”, sublinha. “Os acadêmicos estão escolhendo essas oportunidades e o segmento se tornou muito importante”, emenda. “Nós criamos essa cultura e construímos, pouco a pouco, a necessidade de atender as demandas”, completa.
Na programação da SCT, a marca do design estará por meio do design gráfico e digital. “Teremos palestras sobre experiências de usuários, teremos egressos dialogando com o nosso público e também uma abordagem sobre propriedade intelectual no design digital”, antecipa. “Reforçamos os parabéns para todos os profissionais da área e desejamos boas vindas aos que estão escolhendo a Unesc para trilhar conosco esse caminho de sucesso”, finaliza o professor Rieth.