Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Unesc fecha o mês dos professores lançando
plataforma para a educação básica

No evento ainda teve a apresentação da nova identidade visual das Licenciaturas Integradas(Fotos: Décio Batista)

Para encerrar o mês do professor em alto estilo, a Unesc promoveu um evento especial na noite desta sexta-feira (29/10). O Auditório Ruy Hülse transformou-se em uma grande sala de aula para recentes docentes de escolas públicas, privadas de todo o Sul catarinense e da própria Universidade.

A noite, com transmissão do canal da Unesc TV no Youtube, foi repleta de novidades. A Unesc, através da coordenação da área de Humanidades, Ciências e Educação (HCE), apresentou a nova unidade visual das Licenciaturas Integradas. Outro destaque ficou por conta do lançamento da plataforma Unesc para a Educação Básica. Houve, ainda, momentos artísticos e uma roda de conversas com professores e acadêmicos que contaram suas experiências com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e com a Residência Pedagógica. No encerramento, o evento contou com uma homenagem à aluna e professora Vera Maria Silvestre Cruz, que faleceu em dezembro de 2020. 

Nas boas vindas ao evento, a reitora Luciane Bisognin Ceretta enalteceu o momento de união das graduações em prol de um objetivo. “Que momento bacana assistir as Licenciaturas Integradas, esse termo tem um especial significado, a área de Humanidades, Ciências e Educação é a área que fez nascer, junto de outros cursos, a nossa Fucri, hoje a nossa Unesc, que transversaliza a sua atuação e o seu conhecimento por todos as demais áreas. que nós temos como referência, como ponto de ancoragem, quando temos as nossas dúvidas pedagógicas e acadêmicas de modo geral. A gente sempre olha para a educação como esse lugar demarcador, daquilo que nós precisamos construir e que tem protagonizado um movimento de superação no decorrer dos anos, de forte resiliência e de grande transformação que exala pela Universidade”, comentou.

O representante dos Centros Acadêmicos (CAs) das Licenciaturas da Unesc, presidente do CA de Geografia, Brian Andrade de Oliveira, falou sobre importância que a integração das licenciaturas mostra aos acadêmicos. “Principalmente por construir diferentes pensamentos, isso nos possibilita enxergar além e ver que a partir da nossa formação de ser professor, nós vamos conseguir dialogar com diferentes áreas. Portanto, podemos produzir atividades, de modo interdisciplinar, de forma em que o aluno consegue associar e vincular com outras disciplinas de determinado conteúdo. Nos proporciona também sermos protagonistas dentro da instituição, ou seja, nós acadêmicos podemos elaborar e construir atividades de forma integrada, isso nos dá uma definição de Licenciaturas Integradas”, falou o acadêmico.

Nova logomarca

A nova identidade visual das Licenciaturas Integradas foi desenvolvida e apresentada pelo professor do curso de Artes Visuais, Alan Figueiredo Cichela, a convite da professora Aurélia Honorato e do diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus. A nova identidade veio com o princípio a renovação dos currículos dos cursos de Licenciatura e a integração das mesmas em um grande núcleo de conhecimento multidisciplinar.

Alguns valores foram apresentados ao autor pela diretoria de Ensino de Graduação: os valores e missão da Unesc, de concentrar as pesquisas nos conceitos de educação e da licenciatura, provocar os participantes e o engajamento dos profissionais, estabelecer ícone forte e comovente e apresentar o compromisso com o ensino contemporâneo, sensível e articulado as inovações sociais.

“Partindo dessas observações me concentrei na ideia geral, ou seja, nas palavras que reforçam e transmitem as informações desejadas, tais como educação, profissão, professora, professor, aluna, aluno, docência, inovação, futuro, comunicação, emoção e diversidade. A minha pesquisa mostrou que eu teria que partir de elementos do nosso dia a dia da Universidade. Um local onde o comprometimento profissional é estabelecido pela autoridade em nossas relações profissionais ou não. Onde o convívio e a confiança dita uma qualidade no ensino, pesquisa e extensão. Essas foram as bases que estruturam as propostas iniciais”, explicou o professor Alan.

A fonte escolhida para identidade visual é versátil. leve, sóbrio, possui as virtudes de identificação e leitura clara, assumindo as qualidades dos conceitos pesquisados. Assim ela se encaixa no uso individual sem interrupções e assume uma postura sofisticada quando junta com o ícone apresentado.

O ícone apresenta uma força emotiva, ressaltada nessa criação com o valor da diversidade e o contato das licenciaturas em várias esferas do aprendizado. Comprometido com o plano de transformar as Licenciaturas Integradas em uma marca forte, não apenas na comunidade acadêmica da Unesc, mas em seu entorno. A proposta foi aprovada no dia 19 de março deste ano, através de uma votação simples, em reunião virtual da Comissão de professores responsável pela organização das Licenciaturas Integradas.

Plataforma Educação Básica

A grande novidade da noite, disponibilizada para todas as professoras e professores, foi o lançamento da plataforma Unesc de Educação Básica , apresentada pelo coordenador da área da HCE, Ismael Gonçalves Alves.

A plataforma é o resultado dos esforços da área de HCE e tem como objetivo alargar ainda mais o campo de atuação da Universidade junto à Educação Básica, permitindo que os conhecimentos produzidos nas licenciaturas cheguem às redes de ensino no formato de materiais pedagógicos, para didáticos que auxiliam os profissionais da educação nos processos formativos de seus educandos.

“A nova ferramenta multidimensional disponibiliza, de forma gratuita e acessível, materiais auxiliares às redes de ensino. A plataforma Unesc para a Educação Básica proporcionará uma aproximação ainda mais eficaz das licenciaturas junto à comunidade escolar, corroborando com o projeto institucional e intervenção social baseado na transformação regional e na liderança de ações de interesse público. A plataforma funcionará como uma espécie de repositório”, destacou o professor.

O site está organizado com todos os cursos de licenciatura e através dos acessos pelos ícones encontrará as possibilidades de atuação, as experiências fornecidas aos alunos e os diferentes contatos que eles possuem com a formação para docência ou em atividades das disciplinas  Os conteúdos das disciplinas podem ser oriundos de Estágios Obrigatórios, PIBID, Residência Pedagógica ou outros materiais que venham a ser gerados em disciplinas em atividades de extensão.

Homenagem in memorian

A emoção da noite ficou reservada para a homenagem póstuma à egressa e professora Vera Maria Silvestre Cruz, falecida em dezembro de 2020. Coube à professora Gislene Camargo fazer a leitura do discurso de formatura da primeira turma de Pedagogia, da então Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), proferido no dia 21 de dezembro de 1973 justamente pela então formanda Vera Maria Silvestre Cruz. Confira abaixo:

É impossível silenciar sobre o fato de que as curvas da evolução parecem todas convergir para a forma humana. Na variedade de línguas, de doutrinas, ideologia, crença e política o homem está presente. Como realidade dinâmica e ativa, quanto a contextura e unidade. A Ciência e a reflexão nos apresentam cada vez mais o mundo que não pode dispensar o homem e um homem que não pode dispensar o mundo.
Nós fazemos parte desta curva evolutiva da história humana, viemos de vários caminhos e convergimos num ponto, com interesses comuns, aprimoramento da cultura superior. Durante quatro anos caminhamos, lado a lado, como pioneiros deixamos marcas. Conosco estavam nossos mestres, nossas famílias, nossa comunidade. Recebemos ensinamentos e os fizemos alicerce sobre algo que pode crescer.
Seremos fermento na massa e estaremos empenhados a partir de hoje na construção do futuro. Lembremo-nos porém, colegas, que o êxito virá se nossa tarefa for desempenhada com amor. Só o amor, pela simples razão de ser, une os seres e é capaz de realizar o ser, enquanto ser.
Quer nós queiramos ou não, a época dos pluralismos mornos acabou definitivamente! Associemos nossa vida, quer particular, quer profissional, ao dever e ao amor, pela luta de um mundo cheio de paz. Engagemo-nos à massa humana que nos rodeia e avancemos numa progressão infinita até alcançarmos a concretização de nossos objetivos, ou seja, permitir ao ser humano realizar seu processo de maturação.
Nossa missão é estar presente, pois a maturação é o próprio movimento histórico que o homem como sujeito ou responsável efetua. O desabrochamento da pessoa não se pode resolver unicamente no plano das ideias, é pois urgente, fecundar a nossa ação. Lancemo-nos a ela e façamos de nossa vida uma sucessão de pontos luminosos, que ligados, formaram uma reta, que levará os seres a um estreitamento humano maior, cujos vazios sejam substituídos por plenitudes.
Deixemos os fatigados e os pessimistas escorregarem para trás, e juntemo-nos sem hesitar ao grupo daqueles que querem arriscar-se a subida até o último pico. Construindo o mundo, nós nos construiremos. Nesta despedida queremos agradecer. A quem primeiro pensou, lutou e lançou a semente do ensino superior em nossa terra. A quem no anonimato trabalhou para conseguir aprovação da Faculdade, da Fucri. A quem conosco caminhou nessa jornada pioneira, Mestres e familiares. Aos nossos colegas pela oportunidade de crescermos juntos. Obrigada.

A professora Vera atuou ainda como coordenadora pedagógica,  secretária de Educação, professora nas licenciaturas da Unesc entre outras funções. O Laboratório de Práticas Pedagógicas do curso de Pedagogia leva seu nome e, no ano que vem, completará 10 anos. Em comemoração, será inaugurado o “Memorial Vera Maria Silvestre Cruz”,  que faz parte de um projeto de pós doutorado A família da professora fez a doação do acervo pessoal e ficará à disposição de estudantes e de pesquisadores. Em 2020 a professora Vera foi palestrante da live comemorativa dos 50 anos do curso de pedagogia. Relembre clicando aqui.

Para visualizar o evento, é só clicar aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *