Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Presidente da Fapesc fala das oportunidades com as bolsas de estudos no Circuito Inova SC

Atualmente são 814 projetos em andamento e 55 editais vigentes (Fotos: Maykol Cardoso)

“O papel da Fapesc não é só de fomento, mas de interação, de articulação e de levar a ciência, a tecnologia e a inovação para todo o estado de Santa Catarina, gerando, ainda, conhecimento em todas as áreas e melhoria na qualidade de vida dos cidadãos”. Foi o que disse o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen, durante a palestra que teve como tema “Inovando Santa Catarina”, e que faz parte da programação do primeiro encontro do Circuito Inova SC, nesta quinta-feira (21/10). A Unesc foi a Universidade escolhida para o início dessa grande trajetória que vai percorrer outras 12 instituições do Estado. Evento promovido pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) com apoio da Fapesc, ocorreu no Auditório Ruy Hulse, na Instituição.

Durante a sua explanação, Fábio falou das oportunidades que estão sendo geradas com os recursos públicos investidos pelo Governo do Estado, com as bolsas de graduação, de pós-graduação, de mestrado e de doutorado, para pesquisa e inovação. Atualmente, a Fapesc está com 814 projetos em andamento, 691 bolsas ativas, 55 editais vigentes, e 68 instituições vinculadas.

Estes e os demais dados apresentados, conforme o presidente, justificam todo o empenho e todo investimento crescente realizado pelo Governo do Estado. “A secretaria de Estado da Educação e a Fapesc estão empenhados em levar esses recursos para que se possa fazer uma transformação e gerar mais oportunidades para todo o Estado. Isso não seria possível, sem as universidades e sem os pesquisadores que estão em todas as regiões”, destacou.

 

25 anos da Fapesc

O evento realizado na Unesc celebra também os 25 anos da Fapesc como fez questão de destacar a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta. “A Fapesc tem feito investimentos naqueles lugares que, de fato, produzirão resultados, como as universidades comunitárias”, salientou.

Conforme Luciane, especialmente nos últimos dois anos os reitores e reitoras do sistema Acafe tem acompanhado muito de perto o crescimento desses investimentos em fomento e em número de editais. “Isso é o que permite e amplia o acesso dos nossos mestrandos, doutorandos e acadêmicos de graduação nos projetos e nos processos de produção de ciência promovido pelo nosso Estado e que nos coloca em âmbito nacional e internacional”, destacou.

 

Resultados

O reitor da Unibave, Guilherme Valente de Souza, enfatizou os investimentos feitos dos programas que foram possibilitados a partir dos repasses. “O investimento da pesquisa é muito importante e isso se dá por todo recurso que vamos recebendo e vivendo. Isso viabiliza muitos programas de excelência”.

Um desses programas foi abordado pelo professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Unesc, Michael Peterson, que destacou o trabalho desenvolvido por meio de recursos oriundos da Fapesc. “Aprovamos esse projeto no final de 2019 dentro da linha de valorização do carvão mineral de Santa Catarina. Ele engloba, bolsas de acadêmicos de graduação e estudantes do ensino médio da região, além da compra de equipamentos e da pesquisa propriamente dita”, reforçou.

O professor Fabiano Raupp Pereira, também do PPGCEM da Unesc, destacou a importância dos investimentos para a pesquisa. “Temos um grande projeto junto à Fapesc no desenvolvimento de carvão mineral, na valorização de resíduos. Apenas nesse estudo temos nove acadêmicos envolvidos. Esse período de integração é muito importante. É um projeto de R$ 500 mil e de muita relevância para todos nós”, comentou.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, ressaltou também do investimento forte na educação superior que ultrapassa os R$ 460 milhões e, com isso, o fortalecimento das universidades e do Estado de Santa Catarina.

Conforme o diretor de inovação da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarin (Facisc), Amarildo Niles, a inovação é necessária e o Estado está dando exemplo. “Estamos num momento de crise, mas vamos sair e isso se dará por meio do ensino, da pesquisa e do dinheiro bem aplicado. A Fapesc tem sido uma mão precursora. Nós precisamos de grandes projetos”, comentou.

Além de todas as atividades desenvolvidas ao longo do dia, o Circuito Inova SC conta ainda com a presença do governador Carlos Moisés da Silva. A palestra ministrada pela liderança estadual com o título “Transformando e Inovando Santa Catarina, o papel das instituições de ensino superior comunitárias por meio de parcerias” tem transmissão ao vivo pelo canal da Unesc TV no Youtube:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *