Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Reitora da Unesc recebe a honraria máxima da enfermagem no Brasil

Reitora Luciane Ceretta recebeu a homenagem nesta quarta-feira em Florianópolis
Reitora Luciane Ceretta recebeu a homenagem nesta quarta-feira em Florianópolis

A atuação profissional da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, tem destaque reconhecido e ganha notoriedade em nível nacional no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Luciane, enfermeira por formação, foi a indicada do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) de Santa Catarina ao prêmio Anna Nery, honraria concedida a profissionais com exercício profissional exemplar no Brasil. A entrega do prêmio ocorreu na noite desta quarta-feira (29/9) durante a programação do 23º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) realizado em Florianópolis. Cada um dos Conselhos Regionais indiciou um profissional da área para receber o prêmio.

Luciane Ceretta é mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Ciências da Saúde pela Unesc, instituição na qual exerce o segundo mandato enquanto reitora. A nomeação da liderança universitária ao prêmio, conforme o presidente do Coren-SC, Gelson Albuquerque, é mais que merecida. “Nosso reconhecimento à ciência e à pesquisa neste momento de pandemia”, ressaltou.

Para a reitora, a indicação do Conselho para a premiação de altíssimo nível lhe assegura o compromisso ainda maior de seguir honrando a profissão que lhe proporcionou os primeiros passos no universo acadêmico e na área da saúde, pela qual é apaixonada. “Cada etapa da minha carreira profissional teve como palavra de ordem a dedicação. Enquanto enfermeira, professora, pró-reitora e reitora, além de tantos outros papéis já desempenhados, me ajudaram a construir uma carreira sólida. Se posso deixar lições e exemplos, que sejam a busca pelo bem comum e o melhor para a sociedade”, destaca, emocionada.

Para a presidente do Cofen, Betânia Santos, a premiação representa uma oportunidade de reconhecimento aos profissionais pelo significativo trabalho desenvolvido em prol da enfermagem brasileira. “Essas personalidades homenageadas refletem o protagonismo exercido pela categoria, especialmente na pandemia, momento em que o papel essencial da enfermagem para o andamento dos bons serviços de saúde ficou ainda mais evidente”, aponta.

Anna Nery, que empresta seu nome à premiação, foi a pioneira da enfermagem no Brasil, e viveu no século 19. A primeira escola oficial de enfermagem no Brasil tem o nome dela, e foi instituída em 1923. O presidente Getúlio Vargas instituiu, em 1938, o Dia do Enfermeiro que é celebrado em 12 de maio, em referência a Anna Nery. Em 2009 ela foi a primeira mulher a entrar para o Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

Currículo extenso

Luciane Bisognin Ceretta tem experiência na área de saúde coletiva, com ênfase em saúde pública e educação na saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e gerência de serviços de saúde, epidemiologia, atenção às doenças crônicas não transmissíveis (diabetes e hipertensão arterial) e docência na saúde. É ainda articuladora da Comissão de Integração Ensino e Serviço da Região Carbonífera de SC (CIES).

Na pesquisa, dedica-se aos estudos com doenças crônicas, especialmente diabetes, estudos epidemiológicos e processos de gestão e de educação permanente em saúde. Atualmente, além de reitora da Unesc, é pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – Mestrado Profissional.

A lista dos homenageados com o prêmio Anna Nery 2021:

Indicados pelos Conselhos Regionais

AC – Enfermeiro José Adailton Cruz Pereira
AL – Técnica de Enfermagem Flávia Fernanda Dantas de Oliveira Fernandes
AP – Enfermeira Verônica Batista Cambraia Favacho
AM – Enfermeiro Raimundo Nogueira de Matos
BA – Técnica de Enfermagem Maria do Carmo Oliveira
CE – Enfermeiro Sandro Richelly Viana Brasileiro
DF – Enfermeiro Jorge Vianna de Souza
ES – Enfermeira Marinete Aparecida Delabarba Marim
GO – Enfermeiro  Uriel Moura Resplandes
MA – Enfermeira Joyce Santos Lages
MG – Enfermeira Tânia Couto Machado Chianca
MS – Técnico de Enfermagem Wilsomar da Silva
MT – Técnica de Enfermagem Creuza Ferreira Guimarães
PA – Enfermeira Ilma Pastana Ferreira
PB – Auxiliar de Enfermagem Rosa Inucêncio de Freitas
PR – Enfermeira Márcia Cecília Huçulak
PE – Enfermeira Deuzany Bezerra de Melo Leão
PI – Enfermeira Maria do Amparo de Castro e Silva Vieira
RJ – Enfermeira Maria Therezinha Nóbrega da Silva
RN – Enfermeira Maria Cléia de Oliveira Viana
RS – Enfermeira Cinara Mauri dos Santos
RO – Enfermeira Edcléia Gonçalves dos Santos
RR – Técnica de Enfermagem Dalcirene Richil Bezerra Gomes
SP – Enfermeira Paulina Kurcgant
SC – Enfermeira Luciane Bisognin Ceretta
SE – Enfermeira Márcia de Oliveira Guimarães
TO – Enfermeira Graça de Maria da Mota Sousa

Indicados pelo Cofen

Enfermeiro Manoel Carlos Neri da Silva
Enfermeiro Wanderson Kleber de Oliveira
Enfermeiro Walkírio Costa de Almeida
Enfermeira Maria Antonieta Rubio Tyrrel
Enfermeira Maria Sandra Andrade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *