Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Professor da Unicamp fala sobre o papel da vacina na pandemia e o combate às fake news no lançamento da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc

Professor da Unicamp fala sobre o papel da vacina na pandemia e o combate às fake news no lançamento da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Luiz Carlos Dias é membro da força-tarefa da Unicamp no combate à Covid-19 (Foto: Unicamp)

A Unesc lança oficialmente, nesta quarta-feira (22/9), a 12ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), o maior evento científico da Instituição. Para marcar este momento, a Universidade receberá o professor doutor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Luiz Carlos Dias, para falar sobre “Vacinas contra a Covid-19 e o combate às fake news na pandemia”. O evento virtual terá transmissão ao vivo a partir das 19 horas pelo canal da Unesc TV no Youtube .

Graduado em Química e doutor em Ciências Químicas, Dias é professor titular do Instituto de Química da Unicamp, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro da força-tarefa da Unicamp no combate à Covid-19.

Dias iniciará a palestra com informações sobre os mecanismos de infecção, sobre como o vírus interage no organismo e como se modifica e sobre o desenvolvimento da vacina, assim como o motivo que fez os cientistas utilizarem determinada plataforma para o desenvolvimento da vacina. Posteriormente, abordará os danos causados pela disseminação das fake news nos diversos momentos da pandemia. Como integrante da força-tarefa da Unicamp no combate à Covid-19, Dias participa de ações com o objetivo de levar informações científicas e confiáveis a respeito da doença, dos cuidados necessários para evitar a contaminação e da vacina.

Conforme o professor, pesquisas recentes apontam que 96% da população brasileira pretende se vacinar contra a Covid-19, número que aumentou no comparativo com 2020. Os dados podem traduzir uma conscientização do público, no entanto, a disseminação de notícias falsas em alta velocidade nas redes sociais, tem atrapalhado o combate à pandemia. “O Brasil é o segundo país em número de óbitos pela Covid-19 e há uma onda de negacionismo e propagação de notícias sem fundamentação que dificulta o combate à pandemia”, afirma Dias. “A vacina é o grande legado deste momento e a prova de sua eficácia é a redução dos casos graves e óbitos e poderíamos estar mais avançados neste processo. A ciência está preocupada com a defesa da vida e não só a vacina, mas todas as orientações para o uso de máscara, de álcool gel, lavagem das mãos e o distanciamento também são ciência e ela não pode perder a guerra para a narrativa negacionista”, complementa.

Semana de Ciência e Tecnologia

O evento reunirá, de 8 a 12 de novembro, professores, pesquisadores, estudantes e comunidade em geral para mesas redondas, minicursos, apresentações orais e de pôsteres e palestras.

Como já tradicional na SCT, o evento ocorrerá de forma paralela ao 21º Seminário de Iniciação Científica; ao 13º Salão de Extensão; ao 11º Salão de Ensino; ao 7º Salão de Pós-Graduação; à 7ª Feira de Inovação; ao 8º Talento Cultural; à 7ª Feira de Ciências; ao 6º Workshop de Arqueologia e ao 4º Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia.

O evento, já de renome internacional, é promovido pela Unesc com patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC) e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Submissões de trabalhos e participações como ouvintes

Os interessados em participar da programação da SCT podem submeter seus trabalhos acadêmicos até o dia 23 de setembro. Já aqueles que quiserem participar como espectadores podem fazer inscrição a partir do dia 30 de setembro. Nesta mesma data a Comissão Organizadora da Semana fará a divulgação da programação do evento. As submissões, inscrições e o acompanhamento da programação podem ser feitos pelo site sct2021.unesc.net, já disponível para acesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *