Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Unesc dialoga sobre garantia de direitos na pandemia para pessoas com deficiência

Semana da Pessoa com Deficiência traz estudiosos, professores, alunos e comunidade para refletirem juntos (Foto: Reprodução)

A 5ª Semana da Pessoa com Deficiência, realizada pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER) da Unesc e demais apoiadores, iniciou nesta segunda-feira (20/9), chamando estudiosos, professores, alunos e comunidade para refletirem juntos sobre a garantia dos direitos das pessoas com deficiência na pandemia. O evento, totalmente virtual, poderá ser acompanhado no canal da Unesc no Youtube.

Mesas redondas, laboratórios de escutatória, apresentações artísticas e rodas de conversa fazem parte da programação do evento. Temas como garantia de direitos das pessoas com deficiência, acessibilidade, importância da nutrição na reabilitação das pessoas com deficiência, moda acessível, a importância de cuidar dos familiares e profissionais que cuidam de pessoas com deficiência serão debatidos. Além disso, na quarta-feira (22/9), Dia Nacional de Luta dos Direitos das Pessoas Com Deficiência, o CER participará da sessão da Câmara de Vereadores de Criciúma.

A coordenadora do CER, Mágada Tessmann, salientou na abertura do evento, que a Semana da Pessoa com Deficiência é uma das ações construídas em parceria. “Temos o prazer em ter tantas pessoas dispostas a dialogar sobre as questões relacionadas à deficiência. Ainda há muita dificuldade de se ter espaços e debates que mostrem a realidade de como as pessoas com deficiência vivem e como sofrem segregação social”, afirma.

A assistente social do CER, Priscila Schacht Cardozo, conta que a Semana da Pessoa com Deficiência surgiu em 2017, quando o CER mobilizou internamente setores e serviços para dialogar sobre os temas relacionados às pessoas com deficiência. “Historicamente o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore (22/9), representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições”.

A coordenadora da área da Saúde da Unesc, Graziela Amboni, também participou da abertura da Semana, salientando a importância dos debates sobre o tema e da quebra de paradigmas a respeito.

Palestra aborda necessidade de educação inclusiva

Os debates do evento tiveram início com a palestra “Nada sobre nós sem nós: Deficiência, educação inclusiva e capacitismo”, ministrada pela educadora, jornalista, mulher com deficiência, militante e integrante do coletivo Hellen Keller, Mariana Rosa. o encontro foi mediado pela psicóloga, mestra em Saúde Coletiva e coordenadora adjunta da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc, Rita de Cássia Guimarães Dagostim.

Mariana apresentou dados do Ministério da Educação (MEC) e fez referências históricas para contextualizar o debate. Segundo o Censo Escolar 2019, 6,7% dos brasileiros tem algum tipo de deficiência, sendo que destes, 7,5% são crianças de 0 a 14 anos, o que equivale a 3,6 milhões de pessoas. Será que há espaço nas escolas para pessoas reais? Porque precisamos falar em educação anticapacitista ou inclusiva e não apenas em educação? Se precisamos reafirmar uma educação numa perspectiva anticapacitista ou frisar que ela é inclusiva, é porque isso não é óbvio e em algum ponto da história não ficou claro como deveria ser, reflete.

A 5ª Semana da Pessoa com Deficiência tem o apoio do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Criciúma (Codec), do Colégio Unesc, do Departamento de Desenvolvimento Humano da Unesc, por meio do Programa Somos, do curso de graduação em Serviço Social, do Programa Acolher, da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc, do Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem, Setor de Arte e Cultura da Unesc e da União Catarinense das e dos Estudantes (UCE).

Confira a programação e participe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *