Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Alunos de Design apresentam
propostas de veículos para cicloturismo

Seis projetos foram desenvolvidos para atender a solicitação do Instituto Johnny Bike(Foto;Décio Batista)

O Instituto John Bike*, de Criciúma, lançou o desafio e a Unesc, através do seu curso de Design, topou a missão. O pedido foi para que acadêmicos criassem propostas para um veículo de cicloturismo. O objetivo do Instituto é buscar alternativas para levar idosos para passear de bicicleta ao lado de voluntários, oportunizando a sensação de liberdade, vínculos, conexões e novas amizades.

A turma escolhida para a missão foi a sétima fase, já que estão indo para o último semestre. Seis propostas foram apresentadas de formas diferentes, sendo três baseadas no sidecar para motos e três na concepção triciclo. Participaram das atividades, as alunas Natália Trautmann de Jesus, Geovana Lima Fraga, Cecília Turatti dos Santos, Renata Schnaider, Cintia Ferreira e o aluno Eduardo Freta Forquim.

Todos os estudos levaram em conta as necessidades do público alvo, ou seja, dos idosos moradores em asilos e com alguma comorbidade motora. Três projetos foram baseados no “sidecar”( dispositivo de uma única roda, preso a um lado de uma motocicleta) e três propostas semelhantes a um triciclo.

Segundo o professor da disciplina de Projeto 5 e coordenador da atividade,Fabio Costa Brodbeck, o objetivo é apresentar ao Instituto uma concepção do equipamento. “O design desenvolve projeto de uma forma mais conceitual, mais formal e estético, sempre pensando na solução dos problemas. Foi muito legal, bastante desafiador, e a gente sempre tem muito apreço por esses desafios voltados para as pessoas menos favorecidas na sociedade”, afirmou Brodbeck.

Para o presidente do Instituto John Bike, João Luiz Virtuoso, a ideia nasceu depois de um trabalho beneficente, voltado aos idosos com coletas de fraldas geriátricas. Esta aproximação despertou nos integrantes em proporcionar a esta população um momento de lazer, através de um passeio de bicicleta. “São projetos maravilhosos. Todos estão de parabéns. Vamos dar continuidade ao desafio, escolher o melhor e quem sabe, no primeiro aniversário do Instituto a gente já tenha uma proposta definida e pronta para a execução”, explicou Virtuoso.

Conforme o coordenador do curso de Design, João Rieth, a demanda chegou através da reitoria. “É uma demanda para projetos de maior complexidade, no contexto do curso. Então, ela praticamente fecha as disciplinas de projetos, já que no próximo semestre, os alunos já têm TCC. Não poderia ter sido um tema mais oportuno para ser utilizado como fechamento de semestre”, avaliou o coordenador.

Conforme a acadêmica Cecília Turatti dos Santos, foi um trabalho difícil, porém, satisfatório. “Nos aproxima muito do que a gente estuda e como vai ser na prática, quando estivermos no mercado de trabalho. Foi um trabalho muito importante, principalmente porque é voltado para questões sociais”, analisou a aluna.

*O Instituto John Bike é uma Organização Não Governamental que busca conectar pessoas através do Cicloturismo Social. Conheça mais clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *