Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Residência Multiprofissional da Unesc chama a atenção para o uso racional de medicamentos

Programa irá realizar aula inaugural por meio de uma live com profissionais da área da saúde na noite de quarta-feira (5/5) (Foto: Mayara Cardoso/Arquivo)

A importância do uso racional de medicamentos especialmente em tempos de pandemia será assunto da Aula Inaugural promovida pela Residência Multiprofissional em Saúde da Unesc na próxima semana. Idealizada pelos residentes e com o apoio do curso de Farmácia, uma transmissão ao vivo será realizada na próxima quarta-feira (5/5), data na qual é celebrado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, por meio do canal da Unesc TV no YouTube. O encontro ocorrerá a partir das 19h.

A proposta do grupo é alertar sobre a importância do uso racional dos medicamentos na atenção primária à saúde. “Em tempos de pandemia o uso indiscriminado está em constante alta, assim como as complicações do seu uso incorreto. Os medicamentos, quando mau utilizados, são perigosos e podem trazer vários efeitos indesejáveis ao indivíduo. Vale a máxima de que do medicamento para o veneno, existe apenas a diferença de dose”, alerta a farmacêutica residente em Saúde Coletiva, Ana Beatriz Marcolino.

A ação que marca a data contará com a participação de profissionais de diferentes áreas. Estão confirmados: o cirurgião dentista Rafael Amaral, a farmacêutica Alessandra Kulkamp e a médica residente em Medicina da Família e Comunidade Viviane Arrais.

A live é aberta a toda a comunidade e, conforme Ana Beatriz, promete ser importante fonte de informação confiável. “Os espectadores poderão participar enviando suas dúvidas por meio do chat para os profissionais participantes. Essa é uma forma de levar informação de qualidade para as famílias especialmente neste período de pandemia”, acrescenta.

Para a  coordenadora da Residência em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Bruna Giassi Wessler, a cada dia se torna mais evidente a necessidade da população em utilizar medicamentos para aliviar suas dores, emoções e medos. “Os sentimentos comuns estão sendo medicalizados. Em muitos casos, a solução para os problemas está na atenção primária à saúde, lá na Unidade Básica de Saúde, na comunidade. É esse território que precisamos conhecer, se apropriar, entendendo as necessidades da população. Assim, é possível realizar a intervenção mais adequada para o indivíduo ou para a comunidade, pois nem sempre o uso do medicamento se faz necessário, pontuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *