Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Unesc comemora Dia da Extensão com lançamento do Programa Território Paulo Freire 2

Professora doutora Sônia Regina Mendes dos Santos será palestrante do evento (Foto: Leonardo Bettinelli)

O Dia da Extensão (2/5), será comemorado na Unesc com uma grande novidade. Para marcar a data, a Universidade irá lançar oficialmente o Programa Território Paulo Freire 2, ampliando assim a sua atuação em projetos junto à comunidade. O lançamento ocorrerá na próxima segunda-feira (3/5), às 19 horas, no canal da Unesc TV no Youtube e faz parte da programação especial do Dia da Extensão, que iniciará às 9 horas e terá a participação de professores, estudantes, lideranças de bairros e participantes dos projetos comunitários.

Em 2021, o Dia da Extensão vai comemorar o centenário de Paulo Freire, nascido em 19 de setembro de 1921 em Recife, Pernambuco. O educador é reconhecido mundialmente por suas contribuições ao processo de educação de trabalhadores e pela defesa de uma prática educativa que dialoga com a realidade das pessoas.

A programação especial na Unesc terá início às 9 horas, com uma mesa redonda com coordenadores de projetos de extensão da Universidade (acesso pelo link). Às 14 horas, haverá um diálogo sobre a inclusão da extensão no currículo acadêmico, com a presença de coordenadores dos projetos (acesso pelo link).

Às 19 horas, ocorrerá o lançamento do Programa de Extensão Território Paulo Freire 2, com a palestra “Extensão Universitária e o Currículo: Reflexões sobre a Articulação com o Ensino e a Pesquisa”, com a professora doutora Sônia Regina Mendes dos Santos. Graduada em Psicologia, Sônia é doutora em Educação, compõe o quadro de avaliadores de cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é membro do Fórum de Extensão das Universidades Particulares (Forexp).

Para comemorar os 100 anos de Paulo Freire, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, explica que Universidade irá ampliar a abrangência do Programa Território Paulo Freire. Com o lançamento do Território Paulo Freire 2, a Unesc irá desenvolver projetos em oito bairros no entorno da região dos bairros Pinheirinho e Universitário. “Serão nove projetos aprovados em editais e desenvolvidos junto a estas comunidades. A extensão é muito importante, pois possibilita a formação de um profissional cidadão, de olhar ampliado, e que junto à sociedade tem a possibilidade de produzir um conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais existentes”, afirma.

Dentre os projetos de extensão que a Unesc realiza no Sul e no Extremo Sul catarinense, também estão os pertencentes ao Programa Território Paulo Freire 1, desenvolvidos desde 2014 nos bairros da chamada “Grande Santa Luzia”, em Criciúma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *