Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Colégio Unesc

Alunos do Colégio Unesc reinauguram projeto Unesc Bike

Bicicletas voltaram a circular pelo campus nesta segunda-feira (5/4) (Fotos: Mayara Cardoso)

As bicicletas do projeto Unesc Bike estão novamente em circulação pelo campus. Após período de pausa no projeto, nesta segunda-feira (5/4), as “magrelas” foram recolocadas para uso. Quem fez a reinauguração da ação foram as crianças do quinto ano do Colégio Unesc, na aula de Educação Física.

O processo de empréstimo das bicicletas, dispostas em três pontos do campus, funciona do mesmo modo lançado em 2019. Na entrada do Bloco Administrativo, no estacionamento do Bloco XXI, que fica nas proximidades da cantina Cantinho da Gula, e em frente ao Bloco S, estão os pontos de retirada e devolução das bikes. Para utilizá-las basta que o estudante ou colaborador apresente aos monitores seu código de cadastro, o mesmo utilizado para empréstimos de livros na biblioteca, nas Centrais de Atendimento em cada um dos pontos.

Para o Colégio Unesc foram inauguradas novas bicicletas, em dois diferentes tamanhos, e disponibilizadas em um bicicletário exclusivo bem em frente da escola. O uso por parte dos alunos será regulado pela própria direção do Colégio e liberado em momentos e atividades específicas de acordo com a série escolar dos alunos.

A atividade desta segunda-feira (5/4) que marcou o início oficial do projeto no Colégio começou ainda em sala de aula com a explicação completa da professora da disciplina, Bruna Caroline De Bona, da coordenadora pedagógica, Wânia Inácio da Silva Ramos, e da diretora da escola, Giselle dos Passos Vieira. Ali mesmo as crianças já foram orientadas sobre os cuidados de biossegurança necessários ao longo da ação, assim como sobre a necessidade de atenção ao pedalar em grupo e estar em meio ao trânsito no campus da Universidade.

Para garantir que tudo sairia como programado, a equipe do Colégio Unesc contou com a ajuda do setor de Apoio Logístico da Universidade, que acompanhou todo o trajeto com um carro de apoio.

A aluna Valentina Zinc Pacheco, de 10 anos, estava entre as primeiras da fila para usar a bicicleta da escola. Ela, que aprendeu a pedalar aos nove anos, estava ansiosa pela oportunidade de viver essa experiência junto dos colegas. “Tenho certeza que vai ser muito legal podermos andar de bicicleta juntos no Colégio. Ainda ontem eu pude treinar um pouco e hoje tive a surpresa dessa atividade”, disse.

Conforme a professora de Educação Física, a oportunidade tem o objetivo não só de recreação para os alunos, já que eles de fato se divertem muito em atividades como essa, mas também de ensinar sobre o ciclismo e os cuidados uns com os outros. “Eles estavam ansiosos por esse momento e aproveitaram muito. Tenho certeza de que chegarão em casa contando sobre a experiência”, comenta.

Os alunos que não possuem ainda a habilidade de andar de bicicleta, de acordo com Bruna, serão estimulados e ensinados para que logo participem também com o grupo. “Hoje alguns deles não participaram, mas com as bicicletas à disposição logo eles também poderão aprender sobre equilíbrio e irão somar essa experiência não só em suas infâncias, mas também como aprendizado sobre esporte”, acrescenta.

Para a diretora da escola, esse é mais um ponto de extrema importância que destaca o Colégio em toda a região. “Proporcionamos experiências de Universidade em diferentes situações. Essa é mais uma delas. Além das metodologias, da estrutura, dos museus, da biossegurança que segue os padrões da Universidade, da qualificação dos professores e de todo o conjunto de fatores que formam os seus diferenciais, o Colégio Unesc oferecer esse tipo de vivência dentro da escola é algo inédito. Para nós, enquanto equipe de gestão, é uma imensa satisfação. Somos muito gratos a tudo o que a Unesc nos proporciona”, acrescenta Giselle.

 

Unesc Bike

Quem vier pessoalmente ao campus da Unesc já poderá usufruir novamente das bicicletas dispostas nos três pontos definidos. A orientação, conforme assessora da Gestão do Campus, Elisangela Machado, é para que os usuários retirem a chave no ponto de partida e devolvam na sequência, sem permanecer com ela longo de várias horas. “As pessoas podem usar à vontade. Só pedimos que tenham todo o cuidado na higienização das bikes e na devolução da chave para que as bicicletas continuem circulando”, explica.

A higienização de todo o material, bicicletas, chaves e cadeados, será feita pela equipe da Universidade uma vez a cada dia e ficará sob responsabilidade dos alunos e colaboradores a limpeza e desinfecção a cada uso. “As regras de biossegurança orientadas pela Sala de Situação da Unesc seguem mantidas para quem utiliza as bikes. É importante manter o distanciamento, higienizar as mãos antes e depois do uso e estar sempre com seu álcool e máscara, disponibilizados em todos por meio dos kits”, completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *