Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Curso de Artes Visuais da Unesc congrega o tradicional com o contemporâneo

Que o contato com a arte é apaixonante todo mundo sabe. O que muitos podem ainda não conhecer é o potencial construído por meio de uma graduação nesta área. Seja nas habilitações em Bacharelado ou Licenciatura, os profissionais formados em Artes Visuais saem preparados para a atuação nos diferentes cenários do campo, desde a sala de aula e espaços de cultura para os licenciados até a atuação em direções de arte, em filmes, estúdios, agências, para os bacharéis, entre muitas outras vertentes. Isso é possível graças ao olhar apurado da formação profissional que a Unesc promove.

No Curso de Artes Visuais Bacharelado o acadêmico é preparado desde a primeira fase para as expressões artísticas tradicionais e digitais. Característica evidenciada em uma nova matriz curricular, implementada em 2020, o olhar digital no ambiente artístico está entre as grandes particularidades do curso na Universidade.

O contato com o que há de mais atual em programas e ferramentas, para o professor do curso, Alan Figueiredo Cichela, faz com que os alunos e alunas da graduação desenvolvam cada vez mais sua poética digital. “Em especial no bacharelado buscamos um caráter bem tecnológico. Os acadêmicos são envolvidos com fotografia, cinema, trabalhos gráficos, temáticas voltadas para as novas mídias, sem jamais deixar de lado o tradicional, o manual, que também faz parte das criações artísticas importantes em qualquer cenário”, pontua.

A mais recente matriz curricular implementada no curso de bacharelado, conforme Alan, conta com disciplinas como Linguagem Digital, Imagem Digital, Laboratório Fotográfico, Laboratório de Ilustrações, Áudio e Vídeo e, inédita em todo o país, a disciplina de Artes Urbanas: Tatuagem e Grafite.

Os primeiros acadêmicos a cursarem as novas disciplinas, conforme a coordenadora do curso, Aurélia Regina de Souza Honorato, têm mostrado o espírito construtivo diante do cenário. “A turma que neste semestre ingressa na terceira fase viveu o início da graduação em plena pandemia e inaugurou a nova matriz curricular. Foram dois semestres nos quais praticamente não nos vimos pessoalmente, mas também nos quais construímos muitos vínculos e já foi possível perceber um grupo feliz, engajado, compreensivo e participativo, um conjunto de atribuições que só pode dar certo”, destaca.

Os aprendizados em cada uma das disciplinas voltadas ao aspecto tecnológico, de acordo com a coordenadora, foram pensados de forma a preparar o aluno para a própria instrumentalização como professor, no caso da habilitação em Licenciatura, mas também a levar a tecnologia e o que a envolve para a realidade da sala de aula. “E isso vai muito além da televisão, do básico. Envolve softwares, aplicativos e mecanismos em geral que fazem parte da realidade hoje que também envolvem as diferentes expressões artísticas”, salienta.

As turmas do curso de Artes Visuais contam com o diferencial de poder expor trabalhos e visitar exposições de colegas acadêmicos e profissionais no Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais Edi Balod, dentro da própria Unesc. O Espaço completa cinco anos de criação em 2021 e neste tempo tem se tornado referência regional, estadual e até nacional no campo da arte e da cultura.

De acordo com a coordenadora, a cada semestre os alunos são desafiados a colocar em prática aquilo que aprenderam e sua visão criada a partir disso. “Eles têm a experiência de produzir a arte nas mais variadas formas, algo tão fundamental quanto a teoria”, pontua.

As matrículas para ingresso na graduação ainda no primeiro semestre de 2021 estão abertas. Os interessados em conhecer melhor as habilitações Bacharelado ou Licenciatura, a estrutura da Unesc ou as possibilidades de bolsas e descontos podem entrar em contato com a Instituição pelos telefones (48) 343145-00 ou (48) 99915-0433.

No site matriculas.unesc.net/graduacao também é possível encontrar mais informações sobre este e demais cursos da Universidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *