Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Geografia: Muito além do estudo do relevo e do clima

Unesc oferece curso com ampla formação na área (Foto: Arquivo/Registros antes da pandemia)

Muito mais que estudar clima, relevo e vegetação, a Geografia analisa as relações sociais estabelecidas no espaço geográfico, ou seja, as relações entre os seres humanos e o meio onde vivem. Deste modo, podemos afirmar, sem espaço para dúvidas, que a Geografia explica o mundo. Tanto que é muito comum observarmos professores da área dando aulas na disciplina de Atualidades.

Vamos pegar um exemplo recente. A posse do novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nesta quarta-feira (20/1) e os possíveis impactos de sua administração no Brasil, são estudados pela geopolítica, uma categoria da Geografia que envolve a análise de fenômenos históricos e políticos da atualidade e assim, faz uma leitura também do contexto de questões relacionadas às relações entre países.

A coordenadora do curso de Geografia da Unesc, Andrea Rabelo explica que por meio deste estudo das relações sociais e dos fenômenos naturais é possível compreender diferenças entre as nações, culturas, economia, desigualdades sociais e os fatos geradores de conflitos. A Geografia é atual e também dinâmica, pois acompanha de perto os diferentes movimentos do planeta e do ser humano. Além da parte física, que envolve pontos como clima, relevo, hidrologia e vegetação, esta ciência trata da parte humana, de como o homem compreende o seu espaço e como ele o transforma por meio de seu trabalho e sua cultura. Não há como dissociar uma parte de outra na compreensão do mundo e das relações humanas, explica Andrea.

Com isso conseguimos visualizar melhor a importância do professor e do profissional de Geografia tanto na escola quanto na sociedade, não é mesmo? Mas ainda tem mais. Na Unesc, a Geografia não se limita ao curso específico. Há disciplinas da área em diversas graduações, incluindo as que formam novos professores.

Ao longo do curso de graduação em Geografia, o estudante tem contato com uma diversidade de áreas desta ciência e tem um ensino que não faz uma separação entre as partes física e a humana. “Nosso curso estabelece um elo entre geografia física e humana para facilitar o entendimento da dimensão global dos fenômenos. Assim, nossos alunos conhecem a amplitude de possibilidades que a área oferece e isso colabora para que vislumbrem novas possibilidades dentro da carreira”, salienta a coordenadora.

Como ingressar

O curso de Licenciatura em Geografia da Unesc está com matrículas abertas para ingresso neste primeiro semestre de 2021. Os interessados em conhecer de perto a estrutura da Universidade ou mais detalhes sobre o curso podem entrar em contato por meio do site unesc.net, pelo telefone (48) 3431-4500 ou pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *