Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Colégio Unesc

Alunos do Colégio Unesc dialogam sobre entrevista com jornalista do João Zanini

Encontro virtual ocorreu nesta terça-feira

Os estudantes do nono ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc tiveram uma aula diferente nesta terça-feira (29/9). Em um encontro virtual, os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre o processo da entrevista e do cotidiano do trabalho jornalístico, em um diálogo com o jornalista do SBT, João Zanini. O convidado, que é produtor do Conexão Repórter, apresentado por Roberto Cabrini, explicou como funciona o seu trabalho na produção do programa e fez apresentou parte da estrutura do Complexo Anhanguera, núcleo de centro de produções do SBT em São Paulo.

Para Zanini, a iniciativa em mostrar outros tipos de entrevistas que não apenas as direcionadas para pesquisa científica é importante e colabora para a ampliação do conhecimento dos estudantes. Em sua fala, o jornalista contou um pouco sobre a produção de entrevistas como o do goleiro Bruno e da deputada federal Flordelis. “Como produtor, preciso municiar o Roberto Cabrini com todas as informações possíveis. Quando você chega para entrevistar alguém, precisa saber de tudo o que a pessoa representa e a sua história”.

Zanini ainda falou sobre os desafios impostos pela pandemia ao Jornalismo e contou sobre os protocolos de biossegurança adotados pelo programa neste período.

O encontro fez parte do projeto de ensino “Quarentena e hobbies: conhecendo (novos) hábitos”, desenvolvido de forma interdisciplinar pelas professoras de Língua Portuguesa, Beatris Pizzoni de Freitas e Matemática, Louise Miron Roloff.

A coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental, Wânia Inácio da Silva Ramos, explica que a proposta é proporcionar diferentes situações de aprendizagem, nas quais possibilitam aos educandos a interação dos componentes curriculares, objetivando a apropriação de saberes referentes à Língua Portuguesa e Matemática, no que diz respeito ao gênero entrevista e suas interligações com a produção de estatísticas confiáveis. “A temática do projeto permite, também, um diálogo com o momento pandêmico que, além de instaurar um distanciamento social necessário, abre um caminho de possibilidades para criação de novos hábitos, principalmente os hobbies, comenta.

Segundo Wânia, no diálogo desta terça-feira, os estudantes puderem levantar questionamento, explorando as características de uma entrevista e, a partir dos conhecimentos adquiridos, foram desafiados a realizarem entrevistas, tabulação dos dados obtidos e montagens de gráficos, que serão compartilhados com a turma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *