Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Ações Sociais

Campanha solidária de Extensão da Unesc já arrecadou uma tonelada de donativos

Iniciativa segue até próximo domingo (19/7), em pontos estratégicos de Criciúma (Fotos: Divulgação)

O fim de quarta-feira (15/7) foi de orgulho e comemorações no projeto de extensão Escola de Pais e Filhos: diálogos entre universidade, escola e comunidade. Em cinco dias, a campanha solidária proposta pela iniciativa já arrecadou uma tonelada de materiais de higiene pessoal, produtos de limpeza, alimentos e outros mantimentos.

Há quatro dias do fim, no próximo domingo (19/7), o número aponta o sucesso da ação, que está localizada em estabelecimentos parceiros por Criciúma. “A campanha está aceitando o que a comunidade ofertar, e estamos muito felizes com a conquista até aqui. Acreditamos que o bem contagia, e nossa sociedade está respondendo com muita generosidade. Muito obrigada aos que contribuíram até o momento”, agradeceu a coordenadora do projeto, professora Fabiane Ferraz.

A meta, a ser batida nos próximos dias, é chegarmos a duas toneladas, e posteriormente transformar o que foi arrecadado a mais em kits de complementação das cestas. “Nossos alunos da segunda fase do curso de Enfermagem, bem como os residentes do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc, estão trabalhando muito para isso. Tudo isso vem sendo realizado com um apoio em especial do Supermercado Bistek, o Bistekinho, na figura do seu gerente Elias Rodrigo Rachwal”, evidenciou a professora.

Ao fim da campanha, os mantimentos serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidades dos alunos das escolas municipais Padre Carlos Wecki, do bairro Cidade Mineira Velha, Professora Lili Coelho, da Vila Manaus, e José Contim Portella, localizada no São Sebastião. Todas as instituições fazem parte do Programa de Extensão Território Paulo Freire.

A atividade as escolas já vêm se transformando em tradição. Em exemplo, o projeto ocorre na escola Carlos Wecki há 2 anos. Primeiramente, a equipe da Universidade realiza um levantamento das necessidades relacionadas à educação em saúde, para desenvolver atividades com os escolares. “Neste semestre não foi diferente. Mesmo vivenciando a pandemia, eu e nossas professoras fomos convidadas a estar em uma aula mediada por tecnologias, ministrada por acadêmicos da segunda fase da Enfermagem. Nesse encontro expressamos o que estávamos vivendo, e as necessidades sentidas por nós relacionadas a ações de educação em saúde. Também relatamos uma situação desesperadora, vivida por cerca de 40% das famílias atendidas pela nossa escola”, contou a diretora Tomazia Alexandra de Barros Martinhago.

Como resultado deste diálogo, as demandas foram prontamente acolhidas pela professora Fabiane Ferraz e seus acadêmicos. O resultado da ação social será doado na próxima quarta-feira (22/07). “Somos extremamente gratos por toda dedicação que a Unesc tem junto às comunidades, por meio de seus projetos de extensão. Fazem a diferença na vida das pessoas”, afirmou a diretora.

Campanha solidária

O movimento teve início no último sábado (11/7), situando estudantes da segunda fase do curso de Enfermagem em sete pontos de Criciúma. Os pontos de coleta do projeto podem ser encontrados na Universidade: Biblioteca Professor Eurico Back, Ginásio Antônio Carrilho, Colégio Unesc e Clínica Escola de Enfermagem; Pelo Centro de Criciúma: Supermercado Bistek (Bistekinho), loja Fátima Criança e loja De Lucca Confecções, e no bairro Santa Luzia: Academia Body Action.

A partir desta quinta-feira (16/07), o Restaurante Gorby e Supermercado Althoff terão pontos de coleta. “Ainda firmamos parceria com o Programa Semear Sorrisos, protagonizado por estudantes da Unesc. Os produtos que não são o foco da nossa campanha, como agasalhos por exemplo, estamos recolhendo e destinando à iniciativa”, completa Fabiane. O projeto de Extensão Escola de Pais e Filhos é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – Mestrado Profissional.

Estabelecimentos ainda podem aderir

Lojistas ou empresários interessados em fazer parte da ação como ponto de coleta ou quaisquer interessados em realizações doações podem entrar em contato pelos e-mails gabrielaaldrovandi@unesc.net. ou fabi.ferraz@unesc.net.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *