Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Professores pesquisadores da Unesc contribuem em evento internacional de Direito

Momentos reúnem pensadores de toda a América Latina (Imagem: Arquivo Pessoal)

Os professores pesquisadores do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc, doutores Lucas Machado Fagundes e Antônio Carlos Wolkmer, estão participando do Ciclo de Conversas AFyL (Associação de Filosofia e Libertação) – Argentina. Na noite desta segunda-feira (26/5), via Google Meet, Fagundes participou do painel “Crítica jurídica e conflitos sociopolíticos”, em companhia dos professores doutores Carlos Sil, da Universidade Nacional de Rosário, Argentina; Alejandro Médici, da Universidade Nacional de La Plata, Argentina, e Mylai Burgos, da Universidade Nacional Autónoma, do México.

Na oportunidade, o professor da Unesc falou sobre o tema “Estado moderno e pluralismo jurídico desde a filosofia da libertação nuestroamericana”, dentro da proposta “Diplomacia universitária em filosofia da libertação: movimentos sociais, geopolíticos e religiosos em Abya Yala”. Durante o momento, mais de 200 espectadores foram registrados, entre a transmissão no Facebook e chama via Google Meet.

Fagundes explica que estado moderno e pluralismo jurídico representam o pensamento contrário à modernidade baseada em uma única linha de pensamento e pluralidade. “Por isso, desde a realidade da América Latina, é importante perceber que o Direito é realmente plural, apesar das doutrinas apostarem em uma única direção. Por esta razão, observando a realidade social e cultural concreta dos povos no continente. Temos então um sentido abstrato unívoco e um sentido real e concreto do Direito para além do estado, ou seja, plural”, destacou.

O palestrante da noite também ressaltou a importância do evento para a internacionalização na Unesc e no PPGD. “Recebemos perguntas da Colômbia, México e de várias partes da Argentina. O momento coloca em evidência nossas pesquisas jurídicas do Mestrado em Direito e como estão em sintonia com o que se está produzindo de mais avançado no pensamento jurídico”, completa.

A dinâmica do Ciclo propôs que cada participante contribuísse com suas reflexões durante 15 minutos, abrindo o debate para os pesquisadores presentes e espectadores posteriormente. O professor coordenador do PPGD da Unesc, Antônio Carlos Wolkmer, contribuirá com o evento nos próximos dias.

O Ciclo tem apoio do CLACSO (Conselho Latino Americano de Ciências Sociais).

Postado por Leonardo Ferreira – Agência de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *