Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Extensão

Projetos de Extensão da Unesc presentes em municípios da região neste final de semana

Acadêmicos da Universidade Comunitária realizaram atividades de conscientização e orientação para a população de Araranguá, Urussanga e Criciúma (Fotos: Divulgação/Agecom/Unesc)

A comunidade acadêmica dos programas de Extensão estiveram, neste sábado (30/5), nos municípios de Araranguá, Urussanga e Criciúma realizando atividades de conscientização e orientação para a população. 

Os atendimentos envolveram a aferição de pressão arterial, auriculoterapia, tipagem sanguínea e orientações para saúde mental, física, bucal e de uso racional de medicamentos. A estrutura de extensão da Unesc, por meio de seus projetos e programas, tem justamente essa função, de conectar cenários reais aos nossos alunos e devolver o ensino da sala de aula à comunidade. 

Em Araranguá, os cursos de Odontologia, Enfermagem, Psicologia, Nutrição e Farmácia estiveram na Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens oferecendo atendimento para toda a população presente no evento.

Já em Criciúma e Urussanga os acadêmicos estiveram nas Escolas Municipais José Contim Portella, Irmã Edviges e Barão do Rio Branco para promover saúde e bem estar no Dia da Família na Escola, que contou com o tema “Uma vida feliz é uma vida com Saúde”.

Mas os projetos de extensão vão além do evento do Dia da Família na Escola. A diretora da E.M.E.B. José Contim Portella, Scheila Albano, comenta que a parceria com o Projeto de Extensão Escola de Pais e Filhos vem desde 2014 com várias ações educativas. “Hoje foi especial porque sabemos que nesses tempos pandêmicos nós precisávamos trazer a família de volta para a escola, e trabalhar muito a saúde. A Unesc trouxe uma gama de projetos que atraíram as famílias e elas puderam se sentir acolhidas neste espaço”, afirma Scheila. 

As ações dos projetos de extensão acontecem a partir da necessidade de cada escola. Os movimentos feitos pelos projetos de extensão, como o projeto Escola de Pais e Filhos, permitem que os alunos conheçam de fato a necessidade das escolas e a partir dessas necessidades, construir o que precisam e dar significado para o aprendizado de acadêmicos das diversas áreas que compõem o projeto de extensão, como os cursos da saúde, residência multiprofissional, programa de saúde coletiva, pedagogia, direito, serviço social e artes visuais. 

De acordo com Anita dos Santos Cardoso, acadêmica de Medicina e bolsista do Território Paulo Freire, dentro do Projeto de Extensão de Escola Pais e Filhos, a experiência é a concretização da extensão da Universidade. “Poder trazer educação e saúde pra dentro da escola, promover essa conscientização, auxiliar com orientações, colocar meu papel como universitária no mundo, é uma oportunidade de engrandecer muito meu convívio sociocultural e com isso, promover uma melhor formação para mim e ainda devolver para a comunidade tudo que eu aprendi”, declara Anita.

A coordenadora do projeto de Extensão Escola de Pais e Filhos, Fabiane Ferraz, lembra que essas ações nunca deixaram de acontecer, inclusive no período pandêmico. “Como nossas ações partem da necessidade da escola, trouxemos campanhas sociais para dentro da instituição. Conseguimos mais de 500 cestas básicas em 2020 com esse projeto, construído com o pessoal da enfermagem da 2ª fase e voluntários, e depois de um período de pandemia, estar de fato voltando para a escola para uma maior conexão com a comunidade, com a Unesc auxiliando nesse processo, nos alegra profundamente”, observa a coordenadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *