Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Extensão

Espaços de escolas são transformados por ações de extensão da Unesc

Projeto Vivercom envolve acadêmicos bolsistas do Programa de Formação de Agentes para o Desenvolvimento Regional (Fotos: Mayara Cardoso)

Os alunos que chegarem na segunda-feira nas Escola de Educação Básica Salete Scotti dos Santos, em Içara, e José do Patrocínio, em Siderópolis, serão surpreendidos com um novo cenário. Mais coloridos, os espaços das escolas passaram por intervenções protagonizadas pela Unesc com o projeto Vivercom. As ações, realizadas na manhã e tarde deste sábado (27/11), encerram o ciclo desta edição do programa, que passou por sete escolas da região e envolveu aproximadamente 400 acadêmicos bolsistas.

O sábado de sol e calor foi o cenário para que os extensionistas da Universidade colocassem a mão na massa. A construção de hortas, canteiros, plantio de grama, pintura de espaços e criação de um painel com desenhos alusivos à infância e à educação ficaram a cargo dos bolsistas, com apoio do Horto Florestal da Unesc. Ações simples, mas que foram capazes de transformar os espaços.

Todo o empenho e cuidado dos estudantes nos trabalhos do projeto, para a diretora da Escola de Educação Básica José do Patrocínio, Luciana de Souza Bettiol, que acompanhou de perto a ação, ficou visível no resultado alcançado. “Todos vieram com boa vontade e disposição para ajudar. A Unesc está de parabéns. Ficamos muito gratos, pois precisamos desse tipo de parceria. Isso faz a diferença em uma instituição com a Universidade e ainda mais para a nossa escola”, destacou, empolgada com o que viu.

As atividades, que levaram ainda mais cor para as escolas, conforme a assessora pedagógica da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Maria Alice Cechinel, contribuirão para que as crianças e adolescentes se sintam ainda mais bem recebidos no ambiente escolar. “São detalhes que trazem alegria para o ambiente. Tenho certeza de que, além disso, para os nossos estudantes também é gratificante dedicar seu tempo para fazer algo em prol da melhoria desse espaço. Ficam grandes aprendizados”, pontuou.

Entre os bolsistas engajados no propósito de transformar os espaços esteve o acadêmico Jackson de Souza Marques, que neste semestre finaliza a graduação em Educação Física Licenciatura e em breve estará nas escolas no papel de professor. Para ele, que já é profissional da educação, uma escola bem cuidada, organizada e envolvida em projetos e parcerias, é uma escola com vida. “Vale muito a pena estarmos unidos, conhecendo e trabalhando com colegas de diferentes cursos, com foco em uma entrega que é também para os alunos. É gratificante para nós e nos ajuda a sermos seres humanos melhores”, acrescentou Jackson.

Os bolsistas envolvidos no projeto fazem parte do Programa de Formação de Agentes para o Desenvolvimento Regional (Proesde), viabilizado pelo Governo do Estado. Além das ações de intervenção, os acadêmicos participaram de oficinas ofertadas de forma gratuita ao longo do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *