Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Extensão

Projetos de extensão da Unesc são apresentados na Feira do Livro

Acadêmicos abordaram e conscientizaram a população sobre a importância da preservação dos rios e mananciais(Foto: Divulgação)

Os integrantes dos projetos “Integração dos Planos de Recursos Hídricos das Bacias do Extremo Sul Catarinense aos ODS da Agenda Mundial 2030”, “Educação Ambiental e Preservação da Reserva do Aguaí em Escolas de Criciúma”, “Avaliação Toxicológica de Efluentes com o Uso de Macrófitas Aquáticas da Espécie Landoltia punctata e Práticas Educativas de Conscientização Ambiental”, todos vinculados à diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, foram levados à Praça Nereu Ramos, sensibilizando e conscientizando a população que visitou a Feira do Livro. 

Segundo a professora Miriam da Conceição Martins, coordenadora dos projetos, com a colaboração de professores e acadêmicos da Unesc, o objetivo da atividade foi discutir com a população temas relevantes para a comunidade da bacia carbonífera. “O projeto Integração dos Planos de Recursos Hídricos das Bacias do Extremo Sul Catarinense aos ODS da Agenda Mundial 2030, por exemplo, tem o foco na promoção do crescimento do processo de integração dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) números 4, 6, 11, 12, 14 e 15, definidos na Agenda 2030, e nas metas e programas estabelecidos nos planos de recursos hídricos dos comitês das bacias hidrográficas (CBHs) do Extremo Sul Catarinense, de modo a integrá-los à agenda mundial”, comentou.

A professora destacou que o projeto ainda busca a mobilização para desenvolver ações sustentáveis voltadas para atingir as metas destes ODS considerados prioritários, relacionando-os com planos de recursos hídricos destas bacias. “Nesse sentido iremos identificar e comunicar o que essas organizações membros realizam para contribuir com os ODS definidos e encontrar os principais grupos de interesse das representações das organizações membros e os seus potenciais líderes para a incorporação dos ODS”, explicou.

O projeto “Educação Ambiental e Preservação da Reserva do Aguaí em Escolas de Criciúma” objetiva possibilitar o envolvimento da comunidade escolar em ações que visem à integração da Reserva Biológica Estadual do Aguaí no contexto educacional, em escolas instaladas no Território Paulo Freire II, buscando contribuir para o desenvolvimento de posturas e ações compatíveis com a preservação e conservação dos recursos naturais.

“Acreditamos que o ato de educar ambientalmente implica em mudanças de visão de mundo e no modo como nos relacionamos com ele. O projeto busca integrar ações que trabalhem conteúdos ligados à temática ambiental inserida no currículo escolar, consolidando este conhecimento com uma ação local e comunitária de nível prático, desenvolvendo atitudes, habilidades e valores para a construção de um ambiente com qualidade de vida”, destacou a professora Miriam.

Já o projeto “Avaliação Toxicológica de Efluentes Com o Uso de Macrófitas Aquáticas da Espécie Landoltia punctata e Práticas Educativas de Conscientização Ambiental” prima por desenvolver atividades práticas educativas de conscientização ambiental em escolas públicas estaduais de ensino médio no município de Criciúma, através da avaliação toxicológica de efluentes do esgoto sanitário com o uso de plantas bioindicadoras. “O projeto utiliza plantas aquáticas macrófitas denominadas Landoltia punctata. Desta forma, este projeto tem a finalidade de propiciar uma experiência de educação para a conscientização ambiental, por meio da interação cultural entre a Unesc e a escola envolvida. É um projeto interdisciplinar de educação para sensibilidade ambiental e ações visando reeducar os sentidos sensoriais das pessoas que integram a comunidade escolar, objetivando estimular atitudes e ações para cuidar, preservar e melhorar o ambiente de vida da escola e comunidade”, concluiu a coordenadora..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *