Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Eventos

Lideranças estaduais são presenteadas com livros inéditos produzidos pela Unesc

Materiais preparados pela Universidade destacam transformações possibilitadas pelas bolsas do governo do Estado (Fotos: Maykol Cardoso)

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, e o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, receberam, na noite de quinta-feira (21/10), presentes preciosos. Idealizados e formulados especialmente para a noite de abertura do Circuito Inova SC na Unesc, foram entregues para as lideranças dois livros com relatos de estudantes bolsistas do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu) e dos projetos financiados pela Fapesc.

A entrega dos materiais que reúnem emocionantes histórias de vida transformadas por meio da educação foi feita por alguns dos estudantes que compartilharam relatos para a publicação, sob comando da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta. Acadêmicos de graduação, mestrandos e doutorandos da Unesc e do Centro Universitário Unibave de Orleans (parceiro no evento) estiveram entre os selecionados para integrar a coletânea com relatos em texto e fotos. Além de acompanhar a palestra do governador no Auditório Ruy Hülse, alguns dos alunos entregaram em mãos os livros produzidos.

Para a reitora, essa foi uma forma encontrada para, mais uma vez, agradecer e reconhecer a importância do investimento do poder público na educação, especialmente nas universidades comunitárias. “Reunimos nestes livros alguns dos infinitos relatos emocionantes que ouvimos todos os dias. Nosso objetivo foi deixar documentada uma pequena amostra de tanta transformação positiva possibilitada por meio das bolsas de graduação e pós-graduação. Foi uma forma de darmos nome, sobrenome, rosto e cenário para as histórias reais que acontecem entre nossas salas e laboratórios e reverberam em toda a região”, apontou.

De acordo com Luciane, o reconhecimento das Universidades Comunitárias e sua importância para o desenvolvimento não só da ciência, mas das comunidades como um todo, está se refletindo no aumento nos investimentos na educação em nível estadual e na vida de cada um dos envolvidos. “Nos últimos três anos a Unesc teve 6,6 mil estudantes bolsistas pelo Uniedu, o que resulta em uma média de dois mil alunos por ano, por exemplo. Por serem direcionadas a pessoas com renda de até três salários mínimos, o perfil dos contemplados é de pessoas que de fato não teriam a condição financeira de arcar com esse investimento e que, portanto, tem a realidade transformada com a possibilidade de acessar”, comenta a reitora.

No fomento à pesquisa, conforme a reitora, de 2017 a 2021 a Unesc aprovou mais de 70 projetos por meio da Fapesc, o que somou mais de R$ 16 milhões investidos em ciência com o envolvimento de mais de 400 pesquisadores. “Quando falamos em desenvolvimento socioeconômico e cuidado com o ambiente de vida é também disso que estamos falando. Imaginem o impacto dessas pesquisas na prática, na nossa vida, em evolução e inovação. É algo imensurável e que nos orgulha em poder fazer parte”, acrescenta.

 

Diferentes realidades

Elen teve a história compartilhada em um dos livros entregues em agradecimento as lideranças

Entre as participantes da homenagem esteve a doutoranda Elen Machado de Oliveira. Bolsista no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM), Elen representou com orgulho os colegas que, assim como ela, acreditam na educação e tem nas bolsas a oportunidade de mergulhar no universo da ciência.

Formada em Engenharia Civil pela Unesc, a jovem estudou em sua tese de mestrado, também pelo PPGCEM, a aplicação do resíduo da indústria têxtil em argamassa de revestimento. Segundo ela, além da questão sustentável de reduzir os resíduos de tecido em aterros, o estudo obteve bons resultados como material de reforço em isolamento térmico e durabilidade da estrutura. No doutorado o foco da pesquisadora é a utilização do resíduo de laminação do aço para o tratamento de outra questão ambiental: o tratamento de efluente têxtil. “Com os recursos e matérias primas se esgotando temos que buscar novos processos através dos resíduos e transformá-los para a produção de novos materiais. Essa área vai ser o futuro”, descreve orgulhosa a jovem cientista.

A educação está sendo a mola propulsora também na vida da estudante Aline Rodrigues Teixeira, de Içara. A acadêmica do curso de Enfermagem está conseguindo realizar o sonho de cursar uma graduação graças à Bolsa do Uniedu. Ao ser apresentada ao programa por um amigo, ainda incrédula pela oportunidade, Aline finalizou o Ensino Médio por meio de supletivo e se inscreveu no processo de concessão de bolsas. “Para minha surpresa e imensa alegria eu passei no processo. Hoje estou na terceira fase na Unesc, estudando aquilo que amo, que é a Enfermagem, com bolsa integral por meio do governo do Estado. É algo que eu imaginava ser impossível e se tornou realidade na minha vida”, destacou.

A Incubadora do Unibave também é fruto dos trabalhos viabilizados pela Fapesc. Ela é objeto de estudo de Dimas Ailton Rocha, que em 2020 submeteu projeto com objetivo de difundir a cultura do empreendedorismo na cidade de Orleans e seu entorno. “A ideia era aprimorar o ambiente de incubação e torná-lo mais agradável para chamar a atenção daqueles que querem empreender. Hoje a incubadora já ajudou a tirar do papel duas empresas da área de tecnologia e conta com outros quatro projetos encaminhados, algo que era de necessidade do município e hoje é atendido por meio desse projeto”, explica.

Essas são algumas das histórias das centenas de estudantes e pesquisadores que tiveram nas bolsas de estudo a oportunidade de mudança de vida. Com olhares voltados ao ecossistema de inovação e empreendedorismo, além do reconhecimento da necessidade de maior investimento na educação superior, já realidade no Estado, as perspectivas apontam para cada vez mais conteúdos inspiradores para novos livros e histórias para contar.

Em breve o material será disponibilizado para acesso online no site da Unesc. Os livros tiveram produção da Agência de Comunicação da Unesc (Agecom) com apoio da Alfa Comunicação e Conteúdo. Em cada um, há doze cases de acadêmicos e pesquisadores da Unesc e do Unibave contemplados por bolsas de estudos via Uniedu e Fapesc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *