Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Eventos

Unesc comemora o lançamento oficial de Centro de Práticas Inovadoras no Ensino em Saúde

Espaço contará com Centros de Realidade Mista e Simulação Realística a partir de investimento da deputada Geovania de Sá (Fotos: Mayara Cardoso)

Aplaudida de pé, a deputada federal Geovania de Sá deixou, nesta segunda-feira (27/9), mais uma grande marca na Unesc. A liderança nacional oficializou nesta data o repasse de R$ 1 milhão para a criação do Centro de Práticas Inovadoras no Ensino em Saúda da Unesc, espaço que contará com um Centro de Realidade Mista e um Centro de Simulação Realística. A partir do investimento, a Universidade passará a ofertar a nova ferramenta para práticas em nível de graduação e pós-graduação.

O ato realizado no Auditório Ruy Hülse para lideranças municipais, estudantis e docentes, e transmitido pelo canal da Unesc TV no YouTube, marcou o lançamento do projeto que desponta como um dos maiores já executados em todo o país. Além de homenagens e agradecimentos, a noite de lançamento contou ainda com a demonstração do que será uma das principais ferramentas tecnológicas utilizadas: um óculos de realidade mista produzido pela empresa Microsoft e viabilizado por meio da HoloLab, laboratório de inovação que media a utilização da tecnologia na Unesc.

Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, é um imenso orgulho estar à frente da Instituição em tão importante evento que marca um passo inédito no que diz respeito ao ensino. “Temos hoje 12.887 estudantes, entre graduação, pós-graduação, escola técnica e Colégio Unesc, sendo eles quatro mil da área da saúde e mil da área das ciências da computação e engenharia que estarão, de imediato, envolvidos nesta iniciativa. É um projeto ousado e transformador que, com seu apoio, se torna realidade”, avaliou.

A utilização dos espaços tecnológicos, conforme Luciane, será conhecida em breve pelos reitores do Sistema Acafe, que visitarão a Unesc e levarão a oportunidade também aos seus estudantes, por meio do espaço que se constrói em Criciúma. “Essa é uma ação que, portanto, irá reverberar por toda Santa Catarina. Acredito que, enquanto cidadãos, nossa função é olhar para o impacto das ações daqueles que buscam nos representar em cargos eletivos e avaliar o quanto a representação foi efetiva e pode ser efetiva ao bem comum. Ações como essa, que geram celeridade, sustentabilidade e transformação e muito nos orgulham”, completou a reitora.

Egressa do curso de Administração da Unesc, Geovania deixou sua mensagem de defesa à educação, em especial à Universidade na qual aprendeu, conforme ela, aquilo que de principal há em sua bagagem e, por isso, lhe confere tamanho significado. “Tenho orgulho de dizer que esta é a minha Universidade, na qual conquistei muito daquilo que sei. Farei questão de registrar esse dia de hoje nos anais da Câmara Federal, pois tenho convicção de que o que lançamos aqui será referência não só em Santa Catarina, mas em todo o país e no mundo”, pontuou, orgulhosa.

Compuseram ainda a mesa de autoridades do evento, o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Douglas Leffa, o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, o representante da Câmara de Vereadores de Criciúma, vereador Nícola Martins,  a coordenadora da área da Saúde da Unesc, Graziela Amboni e o coordenador do Centro de Práticas Inovadoras no Ensino em Saúde da Unesc, Rodrigo Demétrio.

Em agradecimento aos recursos destinados ao projeto, Geovania de Sá foi presenteada com placas comemorativas, flores e uma réplica do óculos de realidade mista para que faça parte do seu portfólio de recordações.

Investimentos na educação

O repasse da deputada viabilizará a reforma de um espaço localizado no Bloco S do campus e a aquisição de equipamentos, entre eles seis novos óculos de realidade virtual no qual será possível mesclar ambientes reais com elementos virtuais para a prática de atividades não só da área médica, mas de diversas outras áreas do conhecimento. A tecnologia usa a detecção e projeção holográfica, simulando, por exemplo, todo o ambiente de um centro cirúrgico, o corpo do paciente e os utensílios necessários para cirurgia.

Além disso, por meio do mesmo repasse, a Universidade coloca em prática o Centro de Simulação Realística, local no qual profissionais da área da saúde poderão receber capacitações de nível internacional em urgência e emergência.

Confira, nos vídeos abaixo, o conceito de cada um dos projetos lançados nesta segunda-feira:

Centro de Realidade Mista:

Centro de Simulação Realística:

A cerimônia desta noite também pode ser acessada no link:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *